João Pessoa
Feed de Notícias

Banda da PM comemora o ‘Dia do Músico’ e realiza torneio de futebol

segunda-feira, 23 de novembro de 2009 - 18:16 - Fotos: 
Para homenagear Santa Cecília, a padroeira dos músicos, cujo dia é comemorado a 22 de novembro, a Banda da Polícia Militar da Paraíba participou de confraternização e um torneio de futebol que contaram com a presença das bandas Cinco de Agosto, do 15º Regimento Infantaria Motorizado, além dos membros do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Ordem dos Músicos do Brasil, bem com do grupo ‘Oitavando’ e um outro de pagode. O evento ocorreu na sede da Caixa Beneficente da PM, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa.

Em 1576, fundou-se em Paris, França, a primeira Associação de Músicos colocada sob a proteção de Santa Cecília. Depois em Roma (1584), a Academia de Música tomou Santa Cecília como sua padroeira. Muitas outras as seguiram. O culto à virgem tem, entre os brasileiros, origem portuguesa e data do século XVI a Irmandade de Santa Cecília, de Lisboa. O Decreto nº. 21.011, de 1º de fevereiro de 1932, determinou que no dia 22 de novembro fosse comemorado o ‘Dia do Músico’.

O texto do dispositivo legal diz: “O chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, atendendo ao que solicitou o Diretório Acadêmico do Instituto Nacional da Música, como apoio do diretor e professores do mesmo Instituto, das diversas associações musicais e de outros centros de cultura do país, resolve:

Artigo único – O dia 22 de novembro fica considerado o ‘Dia da Música’, devendo ser comemorado pelas bandas de música militares e, bem assim, nos estabelecimentos de ensino oficial, sem prejuízo dos trabalhos escolares. Rio de Janeiro, 1º de Fevereiro de 1932, 111º Da Independência e 44º da República”. O decreto homenageando o músico foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas.

Da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar