João Pessoa
Feed de Notícias

Bancos de Leite Humano da Paraíba são premiados com padrão ouro pelo Programa Ibero-Americano

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 - 18:04 - Fotos:  Delmer Rodrigues

Os seis Bancos de Leite Humano da Paraíba receberam, nesta quarta-feira (9) à tarde, os certificados de qualidade concedidos pelo Programa Ibero-Americano, do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A solenidade aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em João Pessoa, e fez parte da programação do mês da Segurança Alimentar e Economia Solidária, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. A certificação avalia os serviços nas categorias ouro, prata e bronze, de acordo com a quantidade de equipamentos, qualificação dos profissionais e o nível de qualidade dos serviços.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, é muito importante ocorrer a entrega dos certificados dentro das temáticas segurança alimentar e economia solidária. “Os estudos apontam o aumento da expectativa de vida da população e o aleitamento materno contribui muito para isso, pois é o primeiro alimento do ser humano, garantindo os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança, além de proporcionar a diminuição de gastos com a saúde, já que evita internações hospitalares e economia familiar”, falou.

Dos seis bancos paraibanos, receberam o padrão ouro o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, de João Pessoa; os Bancos de Leite Josefa Garcia Rolim, de Cajazeiras; Dr. Virgílio Brasileiro, que funciona no ISEA, em Campina Grande; Dra. Zilda Arns, da Maternidade Cândida Vargas, na capital e Vilani Kehrle, da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. Já o certificado bronze foi entregue ao Banco de Leite Merijane Claudino da Silva, em Guarabira.

“Esta certificação é o reconhecimento do trabalho feito, diariamente, com muita dedicação, por toda uma equipe que se empenha para atender com excelência com o objetivo de proporcionar satisfação dos usuários”, disse a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino.

Para o gerente executivo da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Carlos Antonio Ribeiro, oferecer a certificação é um ponto bastante positivo dentro da programação do mês de segurança alimentar e economia solidária. “É muito positivo o fato da Secretaria de Estado da Saúde – SES oferecer a certificação aos bancos de leite dentro das duas temáticas. Com isso, estamos informando a população algumas das ações do Governo do Estado em relação aos assuntos”, comentou.

A Secretaria Executiva foi criada em janeiro de 2015 com o objetivo de fortalecer a política de segurança alimentar e de ampliar o direito à alimentação para a população que vive na pobreza ou para as vítimas de catástrofes e calamidades.

Além da certificação, houve reunião da Comissão Estadual de Bancos de Leite do Estado para analisar a programação de 2015 e as metas alcançadas, além de estabelecer estratégias de trabalho para 2016.

Programa Ibero-Americano – O Programa foi iniciado em 2012 e o processo de credenciamento dos bancos de leite é realizado anualmente. Em 2013, foram cadastradas três unidades da Paraíba. Em 2014 foram credenciadas todas seis.

“Conseguir cadastrar todos os bancos é uma prova de que os trabalhos realizados durante o ano seguem melhorando a qualidade do serviço e do leite oferecido à população. Nós investimos e continuaremos a investir na capacitação de profissionais de saúde e na melhoria dos equipamentos e da estrutura física das nossas unidades”, disse Thaíse.

Rede – A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, com o objetivo de promover a saúde da mulher e da criança, por meio da construção de alianças com órgãos federais, estaduais e municipais, iniciativa privada e toda sociedade, no âmbito da atuação de Bancos de Leite Humano (BLH), que têm se configurado como uma das mais importantes estratégias da política pública em favor da amamentação.

Nessa dinâmica, a Paraíba atualmente conta com seis bancos de leite humano e 22 postos de coleta, estrategicamente, implantados nas regiões do Estado. Para o suporte técnico e coordenação geral, contam com o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa, anexo à Maternidade Frei Damião, que desde sua inauguração contribui para o fortalecimento e incentivo à prática da amamentação.

Doação – Toda mulher saudável que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar a vida de centenas de crianças prematuras. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e touca) em domicílio.