Fale Conosco

27 de março de 2017

Banco de Leite Humano traça metas e discute estratégias que garantam assistência de qualidade



Com o objetivo de traçar metas e discutir estratégias, para proporcionar uma assistência de qualidade para as mamães e bebês da Paraíba, além de avaliar o trabalho realizado pela rede de bancos de leite do estado, o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, promove nesta quinta-feira (30), das 8h às 12h, a I Reunião Ordinária da Comissão de Bancos de Leite Humano da Paraíba, que acontecerá no auditório da Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas.

A Comissão de Bancos de Leite Humano da Paraíba é formada por representantes da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde, dos bancos de leite e postos de coleta.

De acordo com a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro são realizadas duas reuniões ordinárias anuais, sendo uma no início do ano com o objetivo de traçar metas de trabalho para o ano vigente e uma segunda, geralmente, no mês de dezembro, para fechamento e balanço do trabalho executado no ano.

No encontro, entre os temas que serão abordados está à entrega dos certificados do credenciamento em 2016, orientações para inscrição e participação no credenciamento em 2017, programações alusivas em 2017, a exemplo, da Semana Estadual de Doação de Leite Materno e Semana Mundial de Aleitamento materno, além da educação permanente, que este ano vai destacar a prescrição de leite humano em unidades neonatais, com o objetivo de aprimorar o reconhecimento e aplicação dos critérios específicos para a solicitação realizada pela equipe de nutricionistas das unidades.

Thaise Ribeiro ressalta que na ocasião se faz presente os representantes dos serviços para discussão do processo de trabalho executado na rede do estado durante o ano, os desafios enfrentados e os êxitos alcançados. “É um momento de fortalecimento e também de qualificação, pois em todas as reuniões, procuramos trazer para a equipe atualização de alguma temática de trabalho e de como podemos melhorar a prática nos serviços, cada um colocando sua experiência e sua realidade local”, defendeu. 

Rede – Atualmente a Paraíba conta com a maior rede de serviços oferecidos à população, ocupando o 1o lugar na Região Nordeste, com 27 equipamentos, sendo 21 postos de coleta e seis bancos de leite. Com isso, a Paraíba é o estado com a maior rede de coleta de leite materno de toda região Nordeste. Em relação ao Brasil, apenas São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, possuem maior número de Postos e Bancos de Leite que a Paraíba. 

Doações - Para ser doadora, a mulher deve ligar para o banco de leite mais próximo de casa ou para o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral (083) 3215-6047 e o banco de leite vai até a casa da doadora, para entregar o material para a sua coleta e as orientações necessárias para doar o leite.