João Pessoa
Feed de Notícias

Banco de Leite Humano Anita Cabral ganha reconhecimento internacional

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 15:55 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, localizado na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, recebeu o certificado de Centro Estadual de Referência em Tecnologia de Leite Humano. O reconhecimento é da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano. São 23 países da América Latina, Europa e África que integram o Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde se encontra o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueiras, coordenado pelo Doutor em Saúde Pública João Aprígio Guerra de Almeida.

A diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, explicou que o programa tem como objetivo coletar, processar e distribuir leite humano para recém-nascidos, sobretudo os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica. A iniciativa é reconhecida como estratégia primordial para o enfrentamento da mortalidade infantil e neonatal – meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “O Brasil exporta a tecnologia em manipulação de leite humano para esses diversos países, sendo essa estratégia considerada, pela UNICEF em 2004, a melhor estratégia de saúde pública do mundo para a redução da mortalidade infantil”, comentou.

Thaíse Ribeiro afirmou que a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) projetou um incremento populacional de 19,4%, entre 2005 e 2020. Esta expansão representa uma expectativa de cerca de 11,6 milhões de nascimentos no período, com estimativas de até 15,3% de partos prematuros. Sendo assim, a Rede de Bancos de Leite Humano da Paraíba promove ações voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, melhor método para a redução da morbi-mortalidade infantil e atua ainda na segurança nutricional do leite humano, que é distribuído a mais de seis mil nascidos-vivos, com patologias, os quais se encontram internos na rede neonatal do Estado.

Segundo a diretora, anualmente mais de 5 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada são distribuídos a mais de 6.006 recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva/semi-intensiva, envolvendo a participação de 4.665 mães que integram voluntariamente o programa de doação. Além disso, a cada ano, mais de 65.209 mulheres (gestantes, puérperas e nutrizes) recorrem aos bancos de leite humano em busca de apoio assistencial para amamentar diretamente seus filhos.

Thaíse Ribeiro enfatizou que a meta agora é que esse credenciamento alcance 100% dos outros cinco bancos de leite do Estado até agosto de 2013, garantindo ainda mais a qualidade do produto que é doado pelas milhares de voluntárias por ano e que salva vidas de muitos recém-nascidos  no Estado. “O credenciamento será anual e esperamos que o mesmo certifique cada vez mais a excelência do produto manipulado em nosso Banco de Leite Humano e  que é distribuído aos hospitais da grande João Pessoa”, finalizou a diretora.

Outros dados – A Rede de Bancos de Leite Humano da Paraíba BLH-PB é a primeira do Nordeste e terceira do país com o maior número de Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), com 16 unidades. A estrutura tornou o Estado, em 2011, o segundo da Região com a maior quantidade de leite coletado (5.640 litros) e distribuído (4.938 litros) e com o segundo maior número de doadoras (5.377), atrás apenas de Pernambuco, que tem 11 Bancos de Leite, enquanto a Paraíba tem seis.

No País, apenas os estados de São Paulo, com 26 postos, e Minas Gerais, com 21, estão na frente da Paraíba com relação ao número de unidades de coleta. A Rede BLH-PB também é a primeira do Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos. Entre os serviços estão à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução da coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso.

Para informações sobre a doação de leite humano os interessados devem ligar para  o número (083) – 3215-6047.