João Pessoa
Feed de Notícias

Banco de Leite de Patos promove palestra para gestantes sobre aleitamento e doação

quarta-feira, 19 de agosto de 2015 - 12:55 - Fotos: 

A atuação do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, que funciona em um prédio anexo à Maternidade de Patos, é mais abrangente do que coletar, estocar e assegurar o leite materno para os bebês prematuros e incapacitados de sugar no seio da mãe. A equipe multidisciplinar da unidade realiza ações com as pacientes e também desenvolve um trabalho de conscientização e orientação às futuras mães sobre a importância da amamentação em outras cidades e unidades de saúde. Nessa terça-feira (18), a equipe do banco esteve na cidade de Emas.

A ação foi direcionada para o grupo de gestantes atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras Beatriz Maria da Conceição e contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social de Emas, Leonardo Júnior, e da coordenadora de Atenção Básica do município, Erick Cândido. Atualmente, 15 grávidas fazem o pré-natal naquela localidade.

A bioquímica Faldrécya Queiroz Borges, do Banco de Leite de Patos, fez uma palestra para gestantes com o tema “Os dez passos para o sucesso do aleitamento” e “A importância da doação”. Durante a palestra, também foi abordada a importância nutricional do leite materno, os problemas comuns na mama e detalhados os direitos da mãe trabalhadora que amamenta, entre outros temas ligados à amamentação. As atividades foram finalizadas com a apresentação do grupo teatral Mãe Leoa e com um lanche coletivo.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Joana Sabino, que também participou da ação junto com a psicopedagoga da Maternidade, Jussineide Brito, destaca a importância deste trabalho de conscientização. “Sempre precisamos de mais doadoras e, consequentemente, de mais leite, por isso, esse trabalho é fundamental para reforçar a responsabilidade das mães enquanto provedoras de um alimento fundamental para o bebê até os seis meses de vida, ao mesmo tempo em que as sensibilizamos sobre a importância da doação do leite excedente”, destaca Joana, lembrando que essa mesma ação já foi realizada nas cidades de São Mamede, Santa Terezinha, Quixaba, São José do Bonfim e Teixeira, entre outras.