João Pessoa
Feed de Notícias

Banco de Leite de Patos coleta mais de 800 litros de leite em 2012

terça-feira, 8 de janeiro de 2013 - 11:30 - Fotos:  Secom-PB

O principal e mais completo alimento para o recém-nascido, o leite materno, tem sido alvo de constante busca por parte do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, na cidade de Patos. Todo o esforço da equipe do banco de leite vem sendo recompensado com o aumento de doações. Em 2012, foram coletados 813 litros de leite.

O Banco de Leite Humano de Patos atende às resoluções da Anvisa e cumpre seu papel de centro especializado, promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno. Dos 813 litros doados por 473 mães nutrizes, 457 litros foram distribuídos para 1.015 recém-nascidos. O Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho também enviou 96 litros para o Banco de Leite Anita Cabral, em João Pessoa.

 A busca pelo leite movimenta vários funcionários, que na abordagem às mães, cuja produção excede às necessidades nutritivas dos filhos, fazem todo um trabalho de orientação, dão dicas de como amamentar melhor os recém-nascidos, ensinam a maneira correta de coletar o leite e como armazená-lo até que ele seja levado para a sala de porcionamento, local em que são separadas as porções ideais para alimentação do bebê.

A abordagem às nutrizes também é realizada em suas residências. A equipe do banco de Leite visitou 740 domicílios. Em 2012, fez 10.370 atendimentos individuais à mulher. A prioridade do leite coletado e que passa por rigoroso processo de qualidade são os bebês prematuros ou que estejam em tratamento intensivo.

 A Maternidade Peregrino Filho, através de seu Banco de Leite, realizou ano passado uma mobilização de busca ativa de novas doadoras. Com a inauguração da reforma, das UTIs neo e materna e da sala de porcionamento, a Peregrino Filho passou a oferecer atendimento de alta complexidade. Com isso, o estoque de leite precisa ser sempre crescente para atender a demanda de pacientes de aproximadamente 90 municípios que procuram o Hospital Amigo da Criança.