Fale Conosco

24 de novembro de 2014

Banco de Leite Anita Cabral recebe 3 mil frascos de vidro arrecadados em campanha



A manhã desta segunda-feira (24) foi marcada pela entrega de mais de três mil frascos doados por escolas ao Banco de Leite Humano Anita Cabral, que fica no bairro de Cruz das Armas, na Capital. Esta foi a quarta edição da Campanha de Doação de Vidros e a instituição recebeu 30 alunos do Colégio Geo Tambaú, que, ao longo do ano letivo, foi a escola que arrecadou mais frascos – neste ano, mais de dois mil frascos foram doados pela escola.

De acordo com a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, a parceria com o Colégio Geo vem desde a primeira campanha. “É muito importante porque esses alunos participam dessa ação que estimula a solidariedade e a conscientização da doação de vidros para a nossa instituição acondicionar o leite humano. Eles hoje são adolescentes, mas serão pais, mães e profissionais de saúde que precisam conhecer a importância da amamentação e da doação de leite materno”, afirmou.

Thaise ressaltou na abertura do evento, que começou às 9h, que o Brasil é uma referência quando se trata de doação de leite humano.  “O modelo de banco de leite brasileiro é o melhor do mundo – com controle de qualidade rígido, que garante a segurança do produto. Sem falar no cuidado com a distribuição do leite, que é feita de forma individual para cada bebê de acordo com suas necessidades”, disse.

A diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral comentou, ainda, que o modelo brasileiro de doação de leite materno é de baixo custo, mas de altíssima qualidade, e que a Paraíba tem muito a comemorar. “Com a ajuda da mídia e sensibilização da sociedade, nós hoje estamos conseguindo atender 90% dos leitos neonatais na Grande João Pessoa e 100% no interior do Estado. Cada vez mais a população tem doado e nós estamos aumentando os estoques e batendo as metas de atendimento no número de receptoras a cada ano. A intenção é aumentar essa rede com inauguração de mais postos de coleta, como Mamanguape e Monteiro, para que mais pessoas possam ser assistidas”, observou.

A equipe do projeto Anjos da Enfermagem (Educação e Saúde através do lúdico) esteve presente na entrega dos vidros e organizou atividades para os alunos do Geo Tambaú. Mariana Maia, coordenadora estadual do projeto, relatou que é uma ação que merece celebração. “Nós estamos sempre atendendo convites de campanhas de vacinação, de incentivo à amamentação e, neste caso, também não poderíamos ficar de fora. Esse evento é de suma importância porque desperta na juventude o interesse pela doação de vidros para o correto armazenamento do leite materno e, acima de tudo, leva para esses adolescentes o conhecimento dos benefícios da amamentação”, salientou.

Patrício Júnior da Silva é professor do Geo Tambaú e coordenou a campanha promovida pela escola. “A expectativa dos alunos hoje foi enorme. Infelizmente não temos como trazer todos os alunos do colégio. Sexta-feira nós fizemos a inscrição e em pouquíssimo tempo a lista foi preenchida”, comentou. Os mais de dois mil vidros foram coletados em duas semanas e de várias maneiras pelos alunos que acabam sendo multiplicadores da ação. “Eles conversam com os pais, com amigos, com vizinhos e tudo isso vira um ciclo muito positivo. O vidro que, muitas vezes, iria para o lixo, agora pode salvar uma vida! Nós ficamos muito felizes em poder ajudar. A ação traz para o bebê o que há de melhor, que é o leite materno. Vale salientar que esta é uma entre as sete provas da gincana que promovemos todos os anos. Nossa preocupação é que todas as provas tenham cunho social e envolvam a solidariedade”, afirmou.

Maria Vitória Lins tem 15 anos e cursa o 1º ano do Ensino Médio no Geo Tambaú. Feliz com o resultado da campanha, ela comemora junto com os colegas. “Arrecadar os vidros foi a primeira prova da gincana. Fizemos campanha na escola, mobilizamos nossas famílias e vizinhos. O grande foco é fazer o bem”, contou.

A campanha – Segundo a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, a arrecadação desses frascos de vidros nas escolas é uma estratégia inteligente, de baixo custo e ecologicamente aprovada. “A campanha de doação, além de auxiliar na coleta do leite humano doado, contribui com a natureza no que diz respeito à diminuição de lixo, garantindo o respeito ao meio ambiente, e, ainda, incentiva os jovens estudantes a desenvolver um trabalho coletivo”, afirmou.

Ainda segundo Thaise, esta é uma ação que sensibiliza os participantes a ajudar o próximo com gestos simples. “As doações incluem os alunos em ações de cunho social, chamando atenção para o auxílio a quem precisa, ao mesmo tempo em que os ensina sobre a importância da amamentação para um crescimento saudável”, explanou.

O Banco de Leite realiza visitação nas escolas parceiras e promove palestras de conscientização da doação de leite e as maneiras corretas de armazená-lo. As escolas, por sua vez, fazem campanhas internas através de gincanas e premiações para a arrecadação de vidros entre seus alunos. Este ano participaram, além do Geo Tambaú, as escolas Menino Jesus, Evolução, Motiva, Século, Senhor do Bonfim e Líder.

“Ficamos muito gratos pela participação e engajamento das escolas. Infelizmente, não podemos reunir todos os envolvidos em nossas instalações, mas estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse Thaise Ribeiro.

Doação  –  A população pode doar vidros durante todo o ano. “O Banco de Leite recebe doações acima de dez frascos de vidro e disponibiliza a busca em local combinado com o doador. Disponibilizamos, também, atividades e palestras em escolas, instituições diversas e comunidades sobre a importância de doação de leite humano”, alertou Thaise Ribeiro. Basta ligar para 3215-6047.