João Pessoa
Feed de Notícias

Balanço revela que vacinação contra aftosa atinge 89% do rebanho, na PB

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 16:45 - Fotos: 

A Paraíba comemora mais um passo rumo à conquista da classificação de Zona de Risco Desconhecido, passando à categoria de Risco Médio em relação ao combate à febre aftosa em seu rebanho bovino/bubalino. A Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) está realizando um balanço em todos os municípios paraibanos da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Aftosa, que aconteceu durante todo o mês de outubro, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O levantamento parcial realizado pela Defesa Agropecuária registra que já foram vacinados 1.050.000 mil bovinos e bubalinos, representando 89 % do rebanho do Estado que é de 1.244.266 animais. Falta ainda contabilizar toda a região de Princesa Isabel, que deverá, com isso, ampliar o percentual.

Meta alcançada – “Foi a primeira vez na história da Paraíba que a campanha ultrapassou a um milhão de animais vacinados, tanto na primeira etapa, realizada em abril deste ano, quanto nesta segunda fase”, comemora o secretário-executivo da Pecuária, Newton Marinho.

Ele disse ainda que esta foi a primeira campanha em que o Estado trabalhou com um cadastro próprio, com informações mais precisas sobre o rebanho. “A campanha foi um sucesso e a vacina é um dos aspectos mais importantes avaliados pelo Ministério da Agricultura”, explicou.

Na etapa inicial da campanha de vacinação, ocorrida em abril deste ano, foram vacinados 1.016.255 bovinos e bubalinos, o que representa 81,68 % do rebanho do Estado, estimado em 1.244.266 animais.

Adesão de criadores – Segundo o secretário da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti, durante a campanha foram tomadas todas as providências, sobretudo na divulgação, para conseguir a adesão de todos os criadores de gado do Estado. “Esse resultado está sendo alcançado por conta do esforço conjunto de vários setores da agropecuária do Estado”, acredita o secretário.

Newton Marinho informou também que até o final da próxima semana, a Sedap já terá o resultado 100% contabilizado em todos os municípios. “Com isso, alcançaremos nossa meta que é na segunda fase chegar a 90% dos animais vacinados”, afirma o secretário.

Fábia Carolino, da Assessoria de Imprensa da Sedap