João Pessoa
Feed de Notícias

Cresce número de servidores públicos qualificados pela Espep

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 - 10:16 - Fotos:  Secom-PB

A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) divulgou o balanço das capacitações disponibilizadas aos servidores em todo Estado onde foi possível detectar um crescimento de 358% quando comparado aos dois últimos anos, 2010 e 2011, resultando na capacitação de mais de 22 mil servidores.

Para o superintendente da Espep, professor André Luiz Felisberto, os números mostram o compromisso do Governo do Estado com as secretarias e órgãos e a expansão da qualificação profissional dos servidores, o que gera uma melhor prestação de serviço à sociedade.

“Oferecemos um amplo programa de qualificação proporcionado por um padrão na qualidade de ensino através de cursos, palestras, seminários e workshop em ambientes agradáveis oferecidos dentro e fora das salas de aula e no interior através do Espep Itinerante”, explicou o professor.

O número de cursos desenvolvidos pelo Espep Itinerante e Imersão teve aumento de 358% entre janeiro de 2010 e outubro de 2012. Por sua vez, os cursos eventuais, aqueles ocorridos oriundos de contratos e convênios, tiveram crescimento de 86% entre 2010 e 2011 e de 283% de 2011 a outubro de 2012.

As atividades acadêmico-pedagógicas desenvolvidas pelo Núcleo de Seleção e Treinamento (Nuset) qualificaram este ano 4.454 servidores em mais de 250 cursos, na sede da Espep, localizada em Mangabeira. O local funciona diariamente nos três turnos. Através de parcerias institucionais foram concluídos 81 cursos e treinadas 7.743 pessoas. O Espep também promoveu mais de 66 eventos e capacitou 3.121 servidores.

Espep Itinerante – Com o plano de interiorização da qualificação profissional foi criado o Espep Itinerante que entre 2011 e 2012 já capacitou mais de 3 mil servidores. Em parcerias com as prefeituras e um micro-ônibus, servidores da Espep chegaram aos municípios mais distantes do Litoral ao Sertão. Neste ano, o Espep Itinerante promoveu 41 cursos e capacitou 1.325 servidores nas cidades de Campina Grande, São José de Piranhas, Patos, Borborema, Alhandra, Monte Horebe, Poço José de Moura e Soledade.

Espep Línguas – De acordo com o superintendente da Espep, André Luiz, os cursos de línguas estrangeiras são oferecidos com o objetivo de capacitar os servidores e proporcionar novas oportunidades.

“O Brasil passa por um momento muito bom, onde muitas empresas estão se instalando na Paraíba. Além disso, teremos uma copa do mundo e as olimpíadas e precisamos capacitar nossos funcionários para atender bem os estrangeiros, principalmente aqueles do serviço de atendimento direto ao público como policiais, bombeiros, funcionários do Detran e secretarias como a PBTur”, destaca. Através do Espep Línguas, são oferecidos cursos de Inglês, Espanhol e Italiano.

Espep Imersão – Para atender a realidade de cada órgão o Espep criou o sistema de imersão que funciona através da aplicação de cursos específicos destinados para a secretaria solicitante. “Recebemos o pedido da secretaria, elaboramos um curso voltado para aquela realidade e depois aplicamos”, explicou o professor.

Em 2012, foram concluídos 12 cursos de imersão e 1.589 servidores foram qualificados. Entre os cursos realizados está o de Mídias Digitais voltado para a Secom, curso de informática e qualidade no atendimento para servidores do IPC, licitação e ética para o Detran, curso de legislação aos funcionários do Procon Estadual e qualidade na prestação de serviços e atendimento pré-hospitalar para funcionários do Hospital de Trauma de Campina Grande.

Espep Acessibilidade – Com o objetivo de promover a acessibilidade aos servidores portadores de deficiência, o Espep oferece o curso de libras. “A Paraíba possui 16% da população portadora de alguma deficiência e se trouxermos este número para dentro do serviço público este valor é considerável. Por isto, oferecemos este curso que tem sido um dos mais procurados e proveitosos”, disse o superintendente da Espep, André Luiz.

Espep Continuidade – Para atender aos servidores que possuem interesse em expandir a qualificação profissional e acadêmica, o Espep oferece cursos de pós-graduação que atendem diversas áreas do interesse público. Já foram qualificados servidores na área de Auditoria Pública, Legislação e Gestão de Saúde.

Parcerias - A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba assinou em maio de 2011 um termo de cooperação técnica que envolve nove escolas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, cujo objetivo é capacitar e qualificar os servidores públicos de maneira que prestem à população serviços de melhor qualidade.

O termo foi assinado no auditório da instituição. Além da Espep, que é ligada a Secretaria Estadual de Administração, participaram da assinatura a Escola de Administração Tributária (Esat), Escola de Magistratura (Esma), Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip), Centro de Formação da Saúde (Cefor), Academia de Polícia (Acadepol), Centro de Formação da Polícia Militar, Escola da Assembléia Legislativa e Escola Otacílio Silveira do Tribunal de Contas.

Desta forma, o Governo Estadual, por meio da Espep, promove cursos em várias áreas do conhecimento na cidade de João Pessoa e em vários municípios, oferecendo gratuitamente professores, material didático e certificado de conclusão de curso e alimentação.

Matrículas – Para o ano letivo de 2013 as inscrições para os novos cursos podem ser realizadas preenchendo a ficha de inscrição disponível no portal do Governo da Paraíba em link específico (www.paraiba.pb.gov.br/administracao/espep). O servidor pode imprimir, preencher seus dados e enviar a ficha via fax (3214-1991).

A inscrição é gratuita e também pode ser feita pessoalmente na sede da Espep, localizada na Rua Neusa de Sousa Sales, s/n, Mangabeira VII, ao lado do Detran, em João Pessoa. Para obter mais informações, o servidor pode entrar em contato com o Núcleo de Seleção e Treinamento da Espep (Nuset) pelo telefone 3214-1984.