João Pessoa
Feed de Notícias

Baile reúne crianças cardiopatas, pais e profissionais de medicina

sábado, 11 de fevereiro de 2012 - 19:55 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Esteniel David Pereira da Costa, de 2 anos, foi um dos convidados especiais do “Baile de Máscaras do Coração”, realizado neste sábado (11), à tarde, no Sesc Centro, em João Pessoa. Há 15 dias fez uma cirurgia de correção cardíaca no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, graças a um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, e a Associação Círculo do Coração de Pernambuco. “São Pessoas capacitadas que se interessam em cuidar da vida e nos passam muita segurança. Tenho certeza que o meu filho está em boas mãos”, declarou o vigilante Daniel de Paula Freire, o pai, que acompanhou Esteniel à festa promovida pela instituição.

A Associação Círculo do Coração de Pernambuco é formada por médicos que ajudam crianças com problemas cardíacos. A parceria com o Governo do Estado começou em outubro de 2011 e envolve desde o treinamento da equipe multiprofissional local (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas), até o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico dessas crianças.

Em quatro meses de convênio já foram realizadas 21 cirurgias de baixa, média e alta complexidade, em pacientes com idade entre três dias e 15 anos de idade. “Nesse trabalho a gente reúne duas coisas importantíssimas: tecnologia de ponta e humanização. E aqui na Paraíba, temos encontrado muito apoio do Governo”, disse a médica Sandra Mattos, fundadora do Círculo.

A secretária executiva da Saúde, Cláudia Veras, que chegou ao evento, acompanhada da primeira dama, Pâmela Bório, explicou que, a partir dessa parceria, mais de mil crianças já passaram pela triagem e que a intenção do Governo é aumentar o número de serviços e de profissionais qualificados. “Como Carnaval é um evento cultural de demonstração de alegria, é um bom momento para celebrar o compromisso do Governo com o fortalecimento da rede de cardiologia infantil da Paraíba”, disse a secretária.

Para a estudante de Enfermagem Geane Luna da Silva, este é mesmo um momento importante. A filha dela, Raíssa Raquel, que hoje está com 6 anos saudável, foi salva pela equipe do Círculo do Coração há 5 anos. Como naquela época não eram realizados esses procedimentos cirúrgicos na Paraíba, teve que ir para Recife. No baile de Carnaval realizado ontem no Sesc ficou sabendo que, depois dessa parceria, já foram feitas duas cirurgias semelhantes à da filha. “Com menos de um mês de idade minha filha teve três pneumonias e chegou a ficar na UTI. Se, na época, esse tratamento fosse feito aqui, ela teria corrido menos riscos. Fico muito feliz em saber que outras crianças com doenças cardíacas terão assistência aqui no nosso Estado”, disse.

Doações – Além da presença de autoridades, profissionais de saúde, familiares e pacientes, o baile no Sesc teve seu momento de solidariedade: o Grupo Resgate do Sorriso levou para o evento alimentos, brinquedos, fraldas descartáveis e roupas. Todo material foi arrecadado no comércio de João Pessoa, onde trabalham os sete voluntários do grupo, que atua há três anos.