João Pessoa
Feed de Notícias

Avicultores da Borborema finalizam agroindústria com apoio do Governo

quarta-feira, 28 de agosto de 2013 - 10:14 - Fotos:  Secom/PB

Beneficiar seiscentos frangos por hora, com certificação de qualidade, é a meta da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), em São Sebastião de Lagoa de Roça, agreste da Borborema. O grupo recebeu cerca de R$ 500 mil do Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, para construir uma unidade de beneficiamento. Nesta quinta-feira (29), representantes do Banco Mundial visitam a obra.

A presidente da Cooperativa, Maria de Nazaré dos Santos Barbosa, prevê que a agroindústria deve ficar pronta no fim de outubro. “Esse era um sonho antigo dos integrantes do grupo, que por muitos anos trabalhou informalmente com a criação e venda de frangos vivos”, declarou. “Com a unidade, vamos produzir frango abatido e com mais qualidade. Vamos expandir os contatos e pontos de venda com garantia de aumentar os lucros”.

Atualmente, a Copaf tem 80 cooperados de várias cidades da região, entre elas Lagoa Seca, Boqueirão, Caturité, Esperança, Alagoa Nova e Queimadas. “A meta para 2014 é aumentar o número de integrantes e de produção em 30%. Em 2015, queremos dobrar esses dados. Só assim, vamos atingir a capacidade de 600 frangos abatidos por hora”, revela a presidente. Ele também prevê investimentos no mercado de ovos caipiras.

Antes mesmo da finalização, a unidade já orgulha os avicultores. “Pretendemos vender os produtos para os principais supermercados da região. A qualidade está garantida”, exalta Maria de Nazaré. Nesta quinta-feira (29), ela recebe a visita dos representantes do Banco Mundial, EdwarBresnyan e David Tuchschneider, e do Projeto Cooperar, que vão verificar o andamento da obra.

A visita faz parte do cronograma de atividades da missão do Banco Mundial, que avalia nova proposta de parceria com o Governo da Paraíba para os próximos anos. “A relação é transparente e saudável para as partes”, disse Roberto Vital, gestor do Cooperar. Segundo ele, os representantes do Banco participam também do seminário ‘Cenários e Oportunidades de Mercado’, que ocorrerá na quinta-feira.