Fale Conosco

25 de outubro de 2013

Avaliando IDEPB aponta melhoria do desempenho escolar no ensino fundamental



A Secretaria de Estado da Educação divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado das provas do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba – Avaliando IDEPB. Os dados apontam para uma melhoria do desempenho escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concentrando os melhores índices no 5º ano dessa etapa de escolaridade. As provas foram aplicadas no dia 25 de setembro para 65.566 alunos que cursam o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3º série do Ensino Médio em 808 escolas da rede estadual de ensino.

Estudantes dos 223 municípios participaram da avaliação, sendo 14.552 estudantes do 5º ano, 22.870 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 28.526 da 3ª série do Ensino Médio, de escolas situadas na zona urbana e rural, levando em conta a diversidade do campo, quilombola e indígena. As escolas avaliadas passaram de 2.199 turmas atendidas em 2012 para 2.357 turmas em 2013 (uma diferença de 158 turmas).

Com o desenrolar das ações pedagógicas focadas no processo ensino-aprendizagem, a exemplo do Programa Primeiros Saberes da Infância (PPSI), cuja metodologia valoriza a leitura, a escrita e o letramento e uma sistemática de permanente monitoramento, os índices tendem a melhorar progressivamente”, avaliou a gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação, Iara Lima, ao analisar os resultados.

Com o resultado do Avaliando IDEPB celebramos as escolas estaduais melhores avaliadas em cada uma das regiões. A partir deste diagnóstico vamos propor soluções para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na Paraíba”, destacou a secretária de Estado da Educação Márcia Lucena.

Em 2012, foram avaliados, censitariamente, as turmas do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e da 3ª série do Ensino Médio (EM) das escolas públicas estaduais, nas disciplinas de Português e Matemática, permitindo o diagnóstico no âmbito pedagógico de outras variáveis inerentes à gestão do processo de ensino-aprendizagem, por meio de indicadores como: gestão escolar, desempenho, perfil de professores, formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola.

Em 2013, além do 5º e 9º anos do EF e 3ª série do EM, foi incluída a 4ª série do Ensino Médio Normal e também instrumentos específicos para avaliar os estudantes com necessidades especiais, como teste em Braille e versão ampliada.

As melhores escolas foram premidas pelo governador Ricardo Coutinho com um troféu durante o evento em comemoração ao Dia do Professor. Os diretores das 14 escolas que obtiveram as melhores médias foram premiados representando as 14 Gerências Regionais de Educação do Estado.

O Programa – O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba foi instituído com o objetivo de avaliar, de modo permanente e contínuo, o ensino ofertado no Estado. O sistema e as metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

O trabalho consiste em estabelecimento de metas e na obtenção de resultados que farão parte das ações de modernização da gestão pública da educação no Estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e elevação dos Índices da Educação Básica na Paraíba.

A avaliação está na terceira edição e foi aplicada nos 223 municípios do Estado. O sistema é adotado em outros estados e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja abaixo as escolas estaduais que obtiveram os melhores resultados por GRE:

REGIONAL

ETAPA ESCOLA MUNICÍPIO

IDEPB

FUND I EEEF IRMÃ SEVERINA COUTO JOÃO PESSOA

6.5

FUND I EEEF DE CACHOEIRAS MULUNGU

6.2

FUND I EEEF FRANCISCO DEODATO DO NASCIMENTO SÃO DOMINGOS DO CARIRI

 6.0

FUND I EEEF ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS CUITÉ

5.1

FUND I EEEF VASCONCELOS BRANDÃO SERRA BRANCA

4.4

FUND I PEDRO ANISIO SANTA LUZIA

5.6

FUND I EEEF JOANA ABILIO PEGADO DIAMANTE

5.7

FUND I EEEIF JOSÉ FELINTO DE MOURA SÃO BENTO

5.6

FUND I EEEF DISTRITO DE UMARI SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE

6.2

10ª

FUND I EEEFM ESTEVÃO MARINHO SOUSA

6.2

11ª

FUND I EEEF ADRIANO FEITOSA TAVARES

6.2

12ª

FUND I EEEF ODETE MENDES ITABAIANA

7.2

13ª

FUND I EEEF IVONILDES BANDEIRA POMBAL

5.0

14ª

FUND I GUILHERME DA SILVEIRA RIO TINTO

5.4