Fale Conosco

17 de novembro de 2014

Avaliação Nacional da Alfabetização é aplicada para mais de 46 mil estudantes da rede pública na Paraíba



A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2014 está sendo aplicada na Paraíba no período de 17 a 28 de novembro. Estão sendo avaliados 46.477 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, sendo 9.613 da rede estadual e 36.854 da rede municipal, em 43 polos de apoio de aplicação e aproximadamente 656 aplicadores de campo.

Esta é uma avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA deverá produzir indicadores que informem sobre o processo de alfabetização dos estudantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

A Gerente do Programa de Avaliação (Proava) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Andrade de Lima, informou que desde 2013 a ANA vem sendo aplicada no nosso Estado e está atrelada ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “A Secretaria de Educação considera que esta é uma importante avaliação para aferir o processo de alfabetização, uma vez que identifica as fragilidades encontradas junto aos estudantes, também identifica o contexto educacional em que se desenvolvem as atividades didático-pedagógicas, permitindo o realinhamento dos currículos escolares”, observou Iara.

A ANA foi incorporada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que visa avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.