João Pessoa
Feed de Notícias

Autoridades comparecem ao velório em solidariedade à família e em homenagem ao amigo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 11:22 - Fotos: 

O governador José Maranhão retorna nesta quarta-feira a Campina Grande para participar do sepultamento do corpo do advogado Vital do Rego. Na noite desta terça-feira Maranhão compareceu ao velório que ocorre na OAB. Diversas autoridades têm comparecido ao velório em solidariedade à família e em homenagem ao amigo.

O advogado e ex-secretário da Casa Civil do Governo Maranhão, José Ricardo Porto, presente ao velório na OAB de Campina Grande, avalia que Vital do Rego era um homem singular, um homem completo. “Vital do Rego é o homem que todos nós gostaríamos de ser, sempre se apresentou de perfil, de corpo inteiro, um homem digno, decente, amigo dos amigos”, destacou.

José Ricardo Porto declarou que, em nenhum momento Vital do Rego se ausentou de seus objetivos e de suas convicções. “A Paraíba não perde só um advogado, perde um professor, um jurista, um político e essa lacuna eu acredito que ela não será preenchida tão cedo. Zeca Porto acrescentou que os ensinamentos, a postura de Vital não serão esquecidos. Afirmou ainda que  Vital do Rego era um homem absolutamente diferente, por sua grandeza seu espírito, do seu caráter, de sua alma.  “Nós choramos hoje Vital do Rego. O Brasil lamenta a perda de Vital  do Rego, mas, eu tenho certeza, onde ele estiver, estará olhando por nós, para possamos seguir todo o seu objetivo de decência, de dignidade e de lealdade”, complementou.

O secretário Roosevelt Vita, da Controladoria Geral do Estado, afirmou que Vital do Rego era um homem universal. Professor emérito, talvez o maior advogado de sua geração. Pontilhou na Ordem dos Advogados do Brasil como dirigente máximo por muitos anos; afirmou-se no Congresso Nacional onde chegou à Corregedoria Geral do Parlamento e na sua vida pessoal sempre foi um exemplo. “Pra mim ele foi sobretudo um mestre”, declarou Roosevelt Vita.

O secretário revelou que trabalhou com Vital do Rego 14 anos, nove dois quais partilhando escritórios de advocacia, dividindo causas.  Na OAB Vita e  Vital militaram por dezesseis anos. Há vários anos Vita faz o assessoramento jurídico de Veneziano e de Vital do Rego Filho.

“Hoje a Paraíba está menor, Campina Grande perde um dos seus maiores tribunos de todos os tempos e os amigos perdem uma pessoa extremamente solidária, um homem que ganhou muito dinheiro mas que dividiu com os amigos e viveu franciscanamente, nunca amealhou um bem que não fosse o da amizade, então é um exemplo de companheirismo, e de competência porque advogado maior ainda não teve neste país e na Paraíba”, declarou Roosevelt Vita.

O secretário estadual da Infraestrutura, deputado estadual licenciado Leonardo Gadelha, afirmou que Vital do Rego era um dos ícones da boa política no Estado, ao lado de uma larga trajetória profissional e política ele angariou admiração de praticamente todos os paraibanos e se tornou uma das raras unanimidades da política da Paraíba, um grande bacharel, tribuno e um grande líder. “Fica o seu legado de firmeza e de retidão, de probidade”, declarou Leonardo Gadelha.

A advogada e deputada estadual Nadja Palitot, revelou que a Paraíba perde um dos maiores advogados deste país. Afirmou que o nome Vital do Rego sempre esteve  entre os dez maiores advogados do Brasil, pelo orador,  o  jurista, pelo amigo, por sua luta pelos direitos humanos e pelos advogados.

No começo de sua carreira  como advogada Nadja participou de muitos júris com Vital do Rego e revela que aprendeu muito com o mestre, do ponto de vista processual e humano. “É uma perda irreparável para a advocacia brasileira”, concluiu Nadja Palitot, em Campina Grande nesta terça-feira,no velório. As pessoas enfrentam uma grande fila para prestar suas últimas homenagens a Vital do Rego. O sepultamento será às 16h desta quarta-feira, no cemitério do Monte Santo.

O desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Marcos Souto Maior, compareceu ao velório do advogadoVital do Rego na noite desta terça-feira (2) e afirmou que a Paraíba perdeu um de seus grandes tribunos. “Um advogado militante, de grande postura e de uma paixão enorme pelas causas que assumia. Ele deixa o exemplo, um grande legado e os advogados e todos os operadores de direito só têm é que enaltecer os méritos da vida deste grande tribuno campinense que foi Vital do Rego”, declarou o desembargador.

Josélio Carneiro, da Secom, com foto de manodecarvalho