João Pessoa
Feed de Notícias

Auto de Natal marca encerramento de oficina de teatro da Funesc em Salgado de São Félix  

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 - 18:07 - Fotos: 

Alunos da primeira turma da oficina de Iniciação Teatral no município de Salgado de São Félix sobem ao palco nesta terça-feira (16) para apresentar o espetáculo “Auto de Natal”. A montagem é resultado do curso ministrado ao longo dos últimos três meses pela atriz e arte-educadora Myrtthya Guimarães. O palco da apresentação gratuita será o Salão Paroquial da cidade, onde ocorreram as aulas.

Dos 20 alunos que frequentaram a oficina, 14 participam diretamente da apresentação.  De acordo com a ministrante, o projeto foi criado com o objetivo de abordar a linguagem teatral de forma mais ampla e elaborada em um período de três meses. O curso explorou as principais técnicas de interpretação teatral e a estrutura de organização de teatro de grupo e de rua, que vem se desenvolvendo nos últimos anos no interior da Paraíba.

A iniciativa gratuita é da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio de sua coordenação de artes cênicas, que contou com a prefeitura de Salgado de São Félix como parceira. O coordenador do setor, Humberto Lopes, revelou que pretende manter o projeto ao longo do próximo ano, levando-o para outras cidades do interior do estado. “Para 2015, a ideia é realizar, além de oficinas de curta duração, cursos mais longos”, comentou, acrescentando que nesta primeira experiência, as atividades conseguiram despertar o interesse da comunidade local.

Destinada aos moradores da cidade, a oficina levou a proposta de possibilitar aos educandos acesso às artes cênicas, além de trabalhar dinâmicas de grupo, explorando a importância do trabalho realizado em equipe. Para a próxima etapa, o foco do projeto são os municípios afastados da capital paraibana, valorizando ainda mais suas atividades e sustentabilidade.

A oficina trabalha de forma continuada o teatro com a comunidade em geral, possibilitando a criação de grupos locais. Ao longo do curso, os alunos tiveram contato com técnicas de circo como acrobacias, malabares e perna de pau, bem como instrumentos de percussão a exemplo de pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá.