João Pessoa
Feed de Notícias

Auto de Natal emociona público no Palácio da Redenção

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 - 10:19 - Fotos:  Walter Rafael/ Secom-PB

Centenas de pessoas assistiram, na noite dessa quinta-feira (20), o Auto de Natal promovido pelo Governo do Estado, em João Pessoa. O espetáculo, qua narra o nascimento do Menino Jesus, foi encenado em um grande palco montado em frente ao Palácio da Redenção. O evento foi iniciado ao som do Bolero de Ravel, Jesus Alegria dos Homens e Aleluia. Músicas apresentadas pelas crianças e jovens do Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima).  A apresentação teve como regente o maestro Alex Klein, gestor do projeto.

O diretor geral do Auto de Natal, Duilio Cunha, não escondeu a emoção de realizar o espetáculo no Palácio da Redenção. “Uma honra muito grande ter essa casa como cenário. Sempre tive o desejo de fazer um espetáculo singelo, mas que fosse emocionante e que pudesse mostrar a grandiosidade da festa e do Palácio da Redenção”, conta. Duilio informou que o espetáculo envolveu atores e músicos de João Pessoa e de Campina Grande. Os ensaios tiveram duração de mais de 30 dias.

O Auto de Natal é quase todo cantado e a trilha sonora é ao vivo. A apresentação ainda contou com o Coral Sinfônico Infantil do Estado da Paraíba. O público se emocionou e aplaudiu várias vezes. O Auto de Natal vai se apresentar, nesta sexta-feira (21), no Anfiteatro do Açude Novo, em Campina Grande, a partir das 19h. “A gente se emociona. O momento é de reflexão e a apresentação traduz bem o espírito natalino”, disse a dona de casa Flávia Teixeira.

Prestigiaram o Auto de Natal a primeira dama do Estado, Pâmela Bório, o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto, as secretárias de Estado Estela Bezerra (Comunicação), Márcia Lucena (interina da Educação), Amazile Vieira (executiva da Cultura), Gilberta Soares (executiva da Mulher e da Diversidade Humana), além do secretário chefe da Casa Militar do Governador, coronel PM Fernando Chaves.

A secretária de Estado da Comunicação Institucional, jornalista Estela Bezerra, destacou as ações que o Governo do Estado vem promovendo na área da cultura. Ela ressaltou o Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima). “Nós demonstramos que, com música clássica e com algo que geralmente os filhos do povo não têm acesso, muitas vidas podem ser transformadas”, observou.

Jefferson Duarte da Silva, 13 anos, mora no bairro do Jacaré, em Cabedelo, e ingressou recentemente no Prima. Ele afirmou que gosta das lições de música e que também pretende tocar sax, inspirado no talento de Jurandir do Sax, na praia do Jacaré.

Em 2013, o Prima vai chegar em outras cidades, a exemplo de Campina Grande, Patos, Santa Rita, Sousa, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Itaporanga. Cada polo terá investimento no valor de R$ 500 mil para aquisição de instrumentos. A ideia é formar, em cada núcleo, duas orquestras, dois corais e uma banda. Em Cabedelo, duas orquestras já estão em atividade. O Prima é assistido pelas Secretarias de Estado da Cultura e da Educação. Para participar, as crianças devem ter bom desempenho também na escola.