Fale Conosco

27 de outubro de 2012

Aulas inaugurais do Pronatec reúnem jovens em medidas socioeducativas



Diretores e técnicos da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba (Fundac-PB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) coordenaram a abertura oficial dos cursos de Pintor de Obras e Atendente de Lanchonete para jovens em medidas socioeducativas. As aulas inaugurais aconteceram na quinta-feira (25), nos Centros Educacionais do Adolescente e do Jovem, e na sexta-feira (26), na Casa Educativa.

Nesses encontros, o coordenador geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IFPB, Tibério Silveira, apresentou o Programa e falou da importância dos cursos que têm a certificação das duas entidades. “Vocês serão símbolos e o espelho da mudança para a família e a sociedade. Façam disso a oportunidade da conquista da mudança na vida de vocês. E a gente quer ver a mudança na vida de vocês”, disse o coordenador do Pronatec para os jovens do CEJ.

O curso de Pintor de Obras foi pensado devido ao momento de grande atividade do mercado imobiliário. A presidente da Fundac, Cassandra Figueirêdo, disse aos jovens que, durante o curso, com duração de três meses, a Fundação vai entrar em contato com os empresários da construção civil para absorver os profissionais formados.

“A parceria do Pronatec, através do IFPB, com o Governo do Estado, através da Fundac, irá possibilitar a inclusão desses adolescentes e jovens no mercado de trabalho, que em nosso Estado vem atender a uma demanda real existente de qualificação específica no setor da construção civil. Estamos firmando parcerias com esse setor, para absorver o nosso público atendido nos diversos campos de atuação dessa área”, informou Cassandra.

O Pronatec é um programa do Governo Federal subsidiado por recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Nos Estados, os cursos do Pronatec são executados pelas instituições de ensino técnico e profissionalizante – aqui na Paraíba, é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

O curso de Pintor de Obras será ministrado para 60 adolescentes do CEA e 30 jovens do CEJ. Já o de Atendente de Lanchonete é voltado para todas as 21 jovens da Casa Educativa.

Além da formação profissional, os alunos são educados para a cidadania e ética. As aulas são ministradas por educadores do IFPB. Entre eles, está a nutricionista Rosalva Guedes, que vai dar aulas de relações interpessoais. “A expectativa é de poder construir uma nova oportunidade junto com eles. Aqui é uma passagem. Depende de cada um a conquista dos próprios sonhos. E eu quero encontra-los no mercado de trabalho”, disse a professora.

Felipe Wellington dos Santos, de 18 anos, concorda com a educadora. “Esses cursos são bons pra gente, porque está melhorando o currículo. Quando eu chegar em um emprego e mostrar os certificados dos cursos, vou ter mais respeito da sociedade”, disse o jovem.