João Pessoa
Feed de Notícias

Aulas do PBVest começam neste sábado em 19 cidades

quarta-feira, 6 de julho de 2011 - 11:33 - Fotos:  Marcos Russo/A União

As aulas do Pré-Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest 2011), começam neste sábado (9), em 19 cidades. São 5 mil vagas destinadas a alunos de escolas da rede pública estadual. Nesta quinta-feira (7) a partir do meio-dia, no portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br/educacao), será publicada a relação dos aprovados na seleção, bem como nos murais das escolas onde serão realizadas as aulas. As matrículas acontecerão nesta quinta-feira (7) a partir do meio-dia, e na sexta-feira (8) nos dois expedientes.

Os quatro módulos do curso estão sendo impressos na gráfica do jornal A União e o volume I já está pronto e sendo entregue à Secretaria da Educação. São 5 mil exemplares. O curso pré-vestibular para alunos da rede estadual de ensino é composto por quatro módulos, totalizando 20 mil unidades a serem distribuídas até outubro, último mês do cursinho.

As matrículas serão realizadas na sexta-feira (8), manhã e tarde, nas 19 cidades pólo onde o pré-vestibular será aplicado. Em João Pessoa as aulas serão ministradas no Liceu Paraibano (Centro), na Escola Estadual José Lins do Rego (Cristo Redentor) e no Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral (Valentina Figueiredo). As dúvidas podem ser resolvidas pelos telefones 3244.2358 e 3241.2041 (ramal 26).

O PBVest 2011 vai ser aplicado também nas cidades de Sousa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itabaiana, Santa Rita, Araruna, Alagoa Nova, Pombal, Picui, Nova Floresta e Mamanguape. Até o final desta quarta-feira (6) acontecem as inscrições da segunda chamada que foi aberta para preencher as vagas.

O coordenador geral do PBVest, professor Américo Falcone, revelou que, diretamente estão envolvidos no curso 250 educadores. Com o pré-vestibular o Governo do Estado oferece igualdade de condições aos alunos da rede estadual, concorrendo com alunos da rede particular.

Com 208 páginas, o módulo I do PBVest 2011 contém aulas e questões de química, física, geografia, gramática, literatura, biologia, matemática I e II, história, espanhol e inglês. A coordenação do projeto é dos professores Américo Falcone (coordenador geral), pela Secretaria da Educação; Terezinha de Jesus Costa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Caio A. Pereira de Almeida, sub-coordenador.

No texto de apresentação do módulo I o secretário estadual da Educação, Afonso Celso Caldeira Scocuglia, ressalta que o PBVest será um curso pré-vestibular social e de preparação para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O cursinho tem uma metodologia composta de 360 aulas gravadas em DVD e material impresso (quatro volumes).

De acordo com o secretário Afonso Celso Scocuglia, o PBVest é mais um instrumento de inclusão social de milhares de jovens e adultos que freqüentam o ensino médio da rede estadual.

O cursinho é realizado em parceria da Secretaria da Educação com a UEPB, que está disponibilizando sete dos oito campi para a realização do curso. Os documentos exigidos para a matrícula são os seguintes: declaração da escola em que está cursando a 3ª série do Ensino Médio ou certificado de conclusão da escola pública onde concluiu os estudos; duas fotografias 3×4 recentes coloridas, de fundo branco; RG e CPF.