João Pessoa
Feed de Notícias

Aulão do PBVest reúne alunos concluintes de escolas estaduais

sábado, 5 de novembro de 2011 - 15:11 - Fotos: 

A Secretaria Estadual de Educação está realizando aos sábados o Pré-Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest). Em João Pessoa, as aulas deste sábado (5) começaram às 7h30 e acontecem até as 18h, no ginásio da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, com a participação de aproximadamente 200 alunos.

Os participantes do aulão são de escolas da rede estadual de Ensino Médio que se preparam para os vestibulares da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O único requisito para participação é ser aluno da rede estadual que pretende se submeter ao vestibular. Os alunos estão tendo aulas de geografia, física, biologia, matemática, história, química, português (gramática, literatura e redação), inglês e espanhol.

Segundo o professor Jivago Correia Barbosa, coordenador pedagógico do PBVest, as aulas são ministradas por professores selecionados de escolas públicas e com experiência de cursinhos. “Estamos oferecendo o que existe de melhor para que esses estudantes tenham sucesso nos vestibulares”, disse o professor Jivago. O material é distribuído gratuitamente pela Secretaria de Educação do Estado.

“O PBVest concluiu o conteúdo programático do curso para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu em outubro, porém, o Governo do Estado resolveu dar mais um suporte aos alunos que vão participar dos vestibulares da UFPB e UEPB por meio desses aulões”, explicou o coordenador do PBVest, professor Américo Falcone.

O major do Corpo de Bombeiros da Paraíba, Antônio Francisco da Silva Filho, disse que ao tomar conhecimento deste aulão oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado resolveu participar e se submeter ao vestibular. “Fiz o 2º grau em escola pública e agora estou tendo a oportunidade de continuar meus estudos”, disse o oficial.

Em todo o Estado são esperados aproximadamente cinco mil alunos nos aulões. Apenas na cidade de Patos, no Sertão paraibano, o aulão vai acontecer neste domingo (6) devido ao grande número de professores inscritos na Formação Continuada, capacitação oferecida pelo Governo do Estado que acontece aos sábados.

O próximo aulão vai acontecerá no domingo (13), no ginásio do Lyceu Paraibano, na Capital. De acordo com o professor Falcone, nos outros municípios do Estado os aulões acontecerão nas escolas onde os alunos já participavam do PBVest.

Conteúdo – Quem não participou do PBVest pode acessar o conteúdo do curso por meio do endereço (www.pbvest.pb.gov.br) ou do link do PBVest, no portal da Secretaria da Educação (www.paraiba.pb.gov.br/educacao). No portal, os estudantes terão acesso às vídeoaulas das disciplinas de geografia, física, biologia, matemática, história, química, português, inglês e espanhol.