Fale Conosco

30 de agosto de 2017

Auditores da CGE obtêm Certificação Internacional em Auditoria Governamental



Os Auditores da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB)  Arthur José de Araújo Guimarães  e Letácio Tenório Guedes Jr. Obtiveram, no último semestre, a Certificação “Certified Government Auditing Professional – CGAP”, reconhecida mundialmente, relacionada ao exercício profissional da Auditoria Governamental.

Emitida pelo Institute of Internal Auditors – IIA, a certificação atesta o conhecimento de práticas e normas de auditoria específicas para o setor governamental, comprovando a capacitação individual dos auditores internos no exercício de suas atividades e propiciando o fortalecimento mundial da atividade de auditoria interna. No Brasil, até o mês de julho, apenas 50 profissionais de Auditoria foram certificados no CGAP.

ACGE-PB dispõe de três auditores que possuem as Certificações “Certified Internal Auditor – CIA”, “Certification in Risk Management Assurance – CRMA” e agora “Certified Government Auditing Professional – CGAP”, o que demonstra o esforço profissional e o alinhamento da atividade de Auditoria Interna exercida pelo órgão com as Normas Internacionais de Auditoria Interna emitidas pelo IIA.

O alinhamento da atividade de Auditoria Interna exercida pela CGE com as Normas Internacionais foi intensificado a partir de 2016, quando a Controladoria se submeteu a avaliação coordenada pelo Banco Mundial em parceria com o Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno – Conaci com o uso da ferramenta IA-CM (Modelo de Avaliação da Capacidade da Auditoria Interna para o Setor Público) do IIA.

Atualmente a CGE está implementando um novo Sistema de Auditoria, desenvolvendo um Sistema de Avaliação de Conformidade moderno, com atualização de normativos e manuais com base nas recomendações resultantes da avaliação do IA-CM.

IIA -  O Instituto dos Auditores Internos é uma associação profissional internacional com sede global nos Estados Unidos. Atualmente dispõe de representação em diversos países com mais de 185.000 auditores associados. O instituto tem a missão de difundir e desenvolver a profissão de Auditoria Interna para que possam ajudar no efetivo gerenciamento de riscos, governança corporativa e processos de controles internos das organizações.

Parceria Banco Mundial/Conaci – Tem o objetivo de fortalecer as atividades de Controle Interno no País, com o apoio do TCU, CGU, Associação dos Tribunais de Contas – Atricon, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e Presidência da República.