João Pessoa
Feed de Notícias

Audiência reúne representantes do MST no Palácio da Redenção

quarta-feira, 13 de março de 2013 - 12:31 - Fotos: 

O Governo do Estado se reuniu na tarde dessa terça-feira (12), no Palácio da Redenção, com a coordenação do Movimento Sem Terra (MST), para discutir uma pauta de reivindicações ligadas a reforma agrária, educação rural e irrigação dos assentamentos. Estavam presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista; o secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo; o chefe do gabinete, Waldir Porfírio, além do superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, Cleofas Caju, e representantes da Secretaria de Educação.

Foram acordados, entre o MST e a Secretaria de Educação, as datas para capacitação e prazo de entrega das turmas do programa de alfabetização “Sim, eu posso”, além do levantamento e ampliação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também ficou firmado o compromisso do governo do estado de solicitar, junto ao Ministério da Educação, o andamento do processo de construção de três escolas rurais no Estado, através do Plano de Ações Articuladas (PAR). “Depois de discutir junto às secretarias do governo, tivemos algumas avanços na área da educação, coisas que não tinham sido resolvidas anteriormente”, comentou Josivan Batista, agricultor familiar integrante do MST.

Em relação à demanda solicitada pelo MST sobre a implementação do projeto de irrigação do assentamento Nova Vida I, o Governo do Estado se colocou à disposição de auxiliar o Incra na elaboração do Projeto Básico. “O projeto é atribuição do Incra, que estabeleceu, até junho, a contratação do projeto. O Governo do Estado vai auxiliar para que esse termo de referência possa sair o mais rápido possível, para que se possa antecipar a data de contratação e consequentemente de execução do projeto que está previsto para outubro”, disse o secretário João Azevedo.