Fale Conosco

27 de julho de 2016

Audiência Pública sobre Enfrentamento da Cultura do Estupro será realizada nesta sexta-feira



Está confirmada para esta sexta-feira  (29) a Audiência Pública promovida pela Defensoria Pública da Paraíba com o tema Enfrentamento da Cultura do Estupro. O evento começa às 8h30 com o credenciamento dos participantes e abertura oficial às 9h, no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, na Avenida João Machado, na Capital.

 

De acordo com a defensora Fátima Marques, membro da Comissão da Mulher do Condege, o debate sobre o estupro tem como ponto de partida a discussão também sobre o machismo enraizado na sociedade desde muito tempo. “A realidade no país é de uma mulher estuprada a cada 11 minutos e 30% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos da vítima. E em muitos dos casos, há uma culpabilização da vítima que vem de uma cultura machista”, disse.

 

Essa Audiência Pública quer discutir com a sociedade sobre como mudar a cultura machista e melhorar a assistência às vítimas na Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual. “A gente precisa de um atendimento acolhedor para a mulher, para que ela se sinta preparada para efetuar o registro de ocorrência, pois muitas vezes ela não se sente. Ela precisa encontrar um ambiente seguro e receptivo.”, completou a defensora.

 

Para a Audiência Pública foram convidados representantes dos Juizados da Violência Doméstica, das Varas Criminais – Família – Infância e Juventude. Representantes do Ministério Público Estadual, da OAB/Pb, das Delegacias da Mulher, Assembleia Legislativa, Camaras Municipais, Secretaria de Estado da Mulher,  Secretaria da Segurança Pública, representantes dos  Movimentos Sociais, da Polícia Militar, do Instituto de Polícia Científica, das Maternidades Cândida Vargas e Frei Damião e da UFPB, além de ser um evento aberto ao cidadão.

SERVIÇO:

Audiência Pública – Enfrentamento da Cultura do Estupro

Quando: dia 29 de julho/2016

Horário: a partir das 8h30

Onde: Auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, Av. João Machado, s/n, Centro – João Pessoa