Fale Conosco

20 de novembro de 2017

Audiência pública do Senado na Paraíba discute registro do forró como Patrimônio Imaterial do Brasil



vice governadora assiste encontro de forrozeiros foto junior fernandes 8 270x191 - Audiência pública do Senado na Paraíba discute registro do forró como Patrimônio Imaterial do BrasilO registro do forró como Patrimônio Imaterial Brasileiro foi discutido na manhã desta segunda-feira (20), durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. A solenidade, que contou com a participação da vice-governadora Lígia Feliciano, aconteceu no Espaço Cultural, em João Pessoa, e abriu a programação do I Encontro Nacional de Forrozeiros, que acontece até quarta-feira (22).

vice governadora assiste encontro de forrozeiros foto junior fernandes 10 270x191 - Audiência pública do Senado na Paraíba discute registro do forró como Patrimônio Imaterial do BrasilAlém da vice-governadora, participaram da mesa da audiência pública a senadora Fátima Bezerra, presidente da CDR e responsável pela solicitação da cerimônia, o secretário de Estado Cultura, Lau Siqueira, a coordenadora do Fórum Nacional de Forrozeiros, Joana Alves, o cantor Satanna, além de deputados federais, estaduais e representantes de instituições públicas ligadas à cultura.

“É de grande importância esta discussão que estamos levantando hoje, não apenas para a preservação das nossas raízes culturais, mas também para a valorização e fomento do nosso turismo que anda de mãos dadas com as apresentações do autêntico forró de raiz”, ressaltou a vice-governadora Lígia Feliciano, durante seu discurso.

A abertura da solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro, solado por três sanfoneiros da Associação Cultural Balaio Nordeste que levaram o público à emoção. “É este tipo de sentimento que o forró nos traz”, afirmou a senadora Fátima Bezerra, ao concluir que “tornar o forró Patrimônio Imaterial do país significa resgatar a memória de grandes mestres da música, a exemplo de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Sivuca”.

vice governadora assiste encontro de forrozeiros foto junior fernandes 5 270x191 - Audiência pública do Senado na Paraíba discute registro do forró como Patrimônio Imaterial do BrasilLau Siqueira, secretário de Estado da Cultura, lembrou que este é um marco histórico para a Paraíba, que pela primeira vez recebe uma audiência pública do Senado Federal. “O forró não é apenas um ritmo, é um estilo de vida. Para muitos artistas, o ritmo significa sobrevivência financeira e emocional”, afirmou Lau.

vice governadora assiste encontro de forrozeiros foto junior fernandes 3 270x183 - Audiência pública do Senado na Paraíba discute registro do forró como Patrimônio Imaterial do BrasilApós participação popular, Joana Alves entregou uma carta de diretrizes nas mãos da senadora Fátima Bezerra. “O documento é fruto do I Fórum Nacional do Forró e contém instruções técnicas para o registro do ritmo enquanto patrimônio Imaterial do nosso país”, afirmou a coordenadora do Fórum.

O I Encontro Nacional de Forrozeiros acontece até quarta-feira (22), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A programação prevê atividades como mesas redondas, palestras e shows-manifestos com a participação de artistas como Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Cezzinha, Genival Lacerda, dentre outros. Inscrições e programação disponíveis em: www.encontronacionaldeforrozeiros.com