João Pessoa
Feed de Notícias

Audiência pública discute ajuste tarifário da Cagepa

terça-feira, 19 de abril de 2011 - 16:36 - Fotos: 

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou, na manhã desta terça-feira (19), Audiência Pública para tratar do ajuste tarifário a ser implantado pela empresa neste ano. Na ocasião, foram apresentadas pelo assessor de planejamento do órgão, Joaquim Marques, as justificativas para implantação do reajuste de 16,93 %.

Em sua explanação, o assessor argumentou que o último reajuste aconteceu em 2008, com base na inflação de 2007, “e no decorrer desses três últimos anos houve um aumento das despesas da empresa, principalmente com pessoal e energia elétrica, que nesse mesmo período teve reajuste de 40%”. Ainda segundo Joaquim, houve um aumento de gastos na parte de manutenção de equipamentos, com insumos para assegurar a qualidade da água distribuída aos paraibanos e despesas de manutenção da estrutura da empresa.

O reajuste anunciado de 16,93%, conforme o assessor, ajudará a empresa a cumprir uma de suas responsabilidades: investir em projetos que facilitem o acesso dos paraibanos à água e prestação de serviços de qualidade aos seus clientes.

Ainda durante a audiência, o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, lembrou que o reajuste de 16,93% não atingirá as famílias beneficiadas pela Tarifa Social. Essas famílias, segundo ele, terão uma diminuição no valor da taxa de esgoto. O percentual, que atualmente é de 25% do valor da conta, cairá para 10%.

Durante a reunião, a diretora executiva de regulação e articulação institucional da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB), Elenita de Figueiredo, garantiu que a agência estudará a proposta de reajuste da Cagepa com base em sua legislação e que em 30 dias será divulgado o parecer da agência. “Estamos aqui para cumprir a legislação. Acima de tudo, nossa função é de ouvir e entender. Uma vez entendidos os cálculos, vamos examinar os documentos da proposta”, concluiu.

Estiveram presentes à audiência, o presidente da Companhia, Deusdete Queiroga, os diretores Comercial e de Expansão, Netovitch Maia e João Vicente, além de representantes da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB).