João Pessoa
Feed de Notícias

Atualização sobre o Pronaf está sendo realizado no RN

segunda-feira, 12 de abril de 2010 - 14:09 - Fotos: 
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e da Emater do Rio grande do Norte participam a partir desta segunda-feira, 12 até a sexta-feira, 16, em São José de Mipibu-RN de um curso de reciclagem sobre a operacionalização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do grupo B e impostação de laudos eletrônicos.

O objetivo do curso é capacitar os técnicos de todo o Estado para que seja cumprida a meta de atender os 13 mil agricultores familiares paraibanos beneficiados com convênio firmado entre a empresa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante o encontro, segundo o chefe do Núcleo de Crédito Rural da Emater (Nucre), José Marinho, serão capacitados os assessores de crédito das 15 regiões administrativas da Emater no Estado, além da assessoria estadual. “Os assessores regionais serão responsáveis por repassar para os técnicos executores de cada região administrativa os ensinamentos adquiridos durante todo o treinamento”, disse Marinho.

Marinho informa que os 13 mil agricultores que estão sendo favorecidos com o convênio recebem assistência da Emater em três momentos. O primeiro é realizado a partir do repasse dos aspectos normativos do Pronaf B aos agricultores familiares, assim como as atividades econômicas que serão colocadas nas propostas de financiamento.

O segundo momento acontece a partir da aprovação destas propostas pelo agente financeiro, ocasião que dará início a prestação de assistência técnica pela Emater aos agricultores beneficiários do programa, por meio da realização de dias de campo, demonstração de resultados e demais orientações necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas.

Já o terceiro e último momento é caracterizado por uma reunião com todos os agricultores familiares assistidos para a realização de uma avaliação de resultados das ações de assistência técnica e extensão rural.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB