João Pessoa
Feed de Notícias

Atuação da farmácia clínica é tema de palestra no Hospital de Trauma da Capital

terça-feira, 30 de janeiro de 2018 - 09:25 - Fotos: 

Com a recente implementação da Farmácia Clínica no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e visando a constante melhoria no atendimento, a instituição promoveu um treinamento sobre a atuação deste setor dentro do ambiente hospitalar. A responsável por ministrar a palestra foi a farmacêutica clínica e auditora, Renata Zaccara Nunes.

Segundo a palestrante, o surgimento desse setor dentro das unidades de saúde é uma tendência que vem crescendo gradativamente, que beneficia os pacientes e a instituição. “A farmácia clínica deve analisar todas as medicações que são prescritas para o paciente, para ver a questão de dose, interação medicamentosa, ver se aquela patologia está conivente com a medicação ou não e tentar intervir, junto com a equipe multiprofissional. Assim a gente consegue trabalhar com qualidade e, com isso, reduzir os custos”, explicou.

Para a coordenadora da Farmácia, Francisca Estrela, a implementação da farmácia Clínica no Hospital de Trauma de João Pessoa é um grande avanço e fruto da atenção da instituição para os cuidados com o usuário. “Esse setor faz a evolução de todos os pacientes, a interação medicamentosa, sugere a substituição de medicamentos e isso resulta em um tratamento diferenciado. Porque o farmacêutico clínico interage tanto com o paciente, como com os médicos e a nutrição”, destacou.

Na ocasião, os profissionais da instituição puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas com a palestrante, além de analisar e discutir casos clínicos. “Tentamos mostrar para o pessoal do hospital quais os principais resultados econômicos e para a farmacoterapia do paciente, a qualidade no tratamento. De uma maneira geral, tentamos trazer uma realidade que também pode ser implantada na rede pública”, salientou.