João Pessoa
Feed de Notícias

Atrações culturais movimentam Salão de Artesanato em João Pessoa

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 - 10:29 - Fotos:  Secom-PB

Grupos musicais da cultura regional e atrações infantis agitam o público durante a 21ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, na antiga sede do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. Já passaram pelo palco montado no evento atrações como a Escola de Capoeira Afro Nagô, samba e coco de roda com o mestre Zunga.

Segundo a organização do evento, os portões são abertos às 15h e fechados às 22h, com entrada gratuita. “As apresentações ocorrem simultâneo ao Salão do Artesanato nos finais de semana, pois é um espaço que deve valorizar todos os elementos típicos de nossa cultura. O público pode visitar os estandes e ao mesmo tempo curtir e conhecer nossa música”, lembrou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia.

No mês de dezembro, se apresentaram no evento os repentistas Pedro e João Paulo e o grupo de forró pé-de-serra Agudos. Outra grande novidade que tem chamado a atenção do público infantil são as apresentações da bibliotecária e arte educadora Maria José e da atriz Suzy Lopes.

O objetivo é que enquanto os pais visitam o trabalho feito pelas mãos de quase três mil artesãos, as crianças participem de atividades lúdicas de leitura, contação de histórias infantis, pintura, desenho e recreação.

Com o tema “Das mãos floresce o crochê”, o Salão de Artesanato da Paraíba acontece até o dia 25 de janeiro abrangendo todas as tipologias do artesanato: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço voltado à gastronomia regional. Também há uma área de projeção mapeada em 3D com exibição de um documentário que mostra a capacidade produtiva e histórias das crocheteiras de destaque no Estado.

Serviço – O Salão funciona diariamente das 15h às 22h. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae-PB e Governo do Estado da Paraíba.