João Pessoa
Feed de Notícias

Atletas de modalidades coletivas desembarcam na Paraíba para disputa dos Jogos da Juventude

segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 19:19 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

Os mais de 2.500 atletas de quatro modalidades coletivas desembarcaram nesta segunda-feira (10), em João Pessoa, para as disputas dos Jogos Escolares da Juventude 2014. Os desportistas representam 26 estados brasileiros e chegam para entrar em quadra em busca de uma medalha nas competições de basquete, futsal, handebol e vôlei.

A maioria das delegações que desembarcaram no aeroporto Castro Pinto nos turnos da manhã e tarde seguiu direto para o o Centro de Vivência dos Jogos, montado no Centro de Convenções de João Pessoa. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço que tem o objetivo de promover a integração entre jovens e adolescentes de diferentes regiões do Brasil.

Estamos impressionados com os detalhes e a organização deste espaço. Além das necessidades básicas de integração e alimentação, ficamos felizes que os organizadores pensaram em fatores como climatização, diversão e sustentabilidade, já que aqui é um local onde vamos passar a maior parte do tempo quando não estivermos competindo”, afirmou Ravi Sampaio, atleta de basquete masculino da Escola Liceu Salesiano do Salvador, na Bahia.

As disputas de cada uma das modalidades coletivas serão realizadas em quatro ginásios diferentes, de acordo com a planilha pré-estabelecida pela direção do Comitê Olímpico Brasileiro.

“A equipe de dirigentes já realizou uma recepção calorosa para os atletas que vão disputar as modalidades coletivas. Os pais podem ficar tranquilos, porque eles serão tratados com muito carinho e zelo”, destacou José Hugo, chefe da delegação paraibana nos Jogos.

Reuniões Técnicas - Na tarde desta segunda-feira (10), a direção dos Jogos da Juventude também promoveu as reuniões técnicas de cada modalidade, no prédio da Estação das Artes, localizado no anexo da Estação Ciência Cabo Branco.O evento, que teve o objetivo de definir os últimos detalhes das competições, foi iniciado as 16h30 e contou com a participação de aproximadamente 215 treinadores, de equipes masculinas e femininas de todo país.

Esse momento informativo é importante para transmitir aos treinadores os principais direcionamentos que devem ser seguidos dentro e fora de quadra. Nós aproveitamos o encontro para confirmar ajustes na programação, cores de uniformes, sequência dos jogos e ainda oferecer palestras abordando questões técnicas, planejamento e qualificação para os profissionais”, acrescentou o gerente de Esporte Estudantil do COB, André Mattos.

As reuniões não foram obrigatórias, mas os ajustes e mudanças promovidos pela coordenação dos Jogos também foram informados e debatidos durante o encontro.

“O regulamento é muito claro, mas alguns pontos que cabem interpretação podem ser confirmados aqui nesse espaço. Além das informações sobre a competição, o momento também é importante parra o intercâmbio e troca de conhecimento entre nós profissionais, já que ali na quadra não temos esse tempo disponível”, concluiu Carlos Morelli, técnico de basquete da equipe feminina da Escola Estadual Manoel Ferreira, do Mato Grosso do Sul.

Locais das competições:

Handebol – Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, Colégio Motiva, O Ronaldão, Vila Olímpica Ronaldo Marinho

Futsal- APCEF, Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, Odilon Ribeiro Coutinho, Centro de Ensino da Polícia Militar.

Basquete – UNIPÊ, Colégio Colibri Athenas, Clube Cabo Branco, ANSEF

Volei – UFPB, SESC, IFPB (Quadra 01), IFPB (Quadra 02)