João Pessoa
Feed de Notícias

Atletas da Paraíba vão participar de torneio de natação no Peru

quinta-feira, 5 de setembro de 2013 - 09:30 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O mês de outubro traz uma expectativa especial para quatro paraibanos. Eles vão representar a Seleção Brasileira de Natação na Copa do Pacífico, que acontece em Lima, Peru. São três nadadores: Yuri Quirino e Gabriel Oliveira, ambos de 15 anos, que participam do Programa Bolsa Atleta do Governo do Estado, e Melissa Marinheiro, de 16 anos, que atualmente mora nos Estados Unidos. Além de um técnico, Caio Oliveira, que fará parte da comissão técnica nacional.

O secretário de Estado de Esportes, Juventude e Lazer, Tibério Limeira, comemorou a participação. “A convocação de atletas paraibanos para integrar a Seleção Brasileira é motivo de muita alegria para o esporte do Estado. Esse fato motiva outros atletas a se empenharem cada vez mais em suas modalidades”.

A competição reúne os países banhados pelo oceano Pacífico. O Brasil participa como convidado. Para este torneio, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convoca apenas atletas do Norte/Nordeste. Yuri Quirino vai disputar as provas de 100m e 200m peito. Já Gabriel Oliveira participa dos 100m e 200m borboleta, além dos 400m medley (que reúne os quatro estilos: livre, peito, borboleta e costas). Melissa Marinheiro é quem vai nadar mais provas: 200m, 400m e 800m livre e os 200m medley.

Entre os que vibraram com a convocação dos atletas estão duas torcedoras especiais: as mães dos garotos. Sandra Quirino é mãe de Yuri. “Fiquei muito feliz e tinha vontade que ele fosse. Chorei bastante quando soube da notícia. Liguei para todo mundo e ele [Yuri] também deu pulos de alegria”, conta. Elma Barbosa, mãe de Gabriel, também ficou emocionada. “Recebi com muita emoção, pois sempre sonhamos com esse momento e agora conseguimos realizar”.

As duas destacam o apoio do Governo do Estado, disponibilizado pelo Programa Bolsa Atleta. “Ajuda muito. Morava em Guarabira e toda competição que tinha, eu precisava sair de loja em loja pela cidade e hoje não preciso fazer isso graças ao programa”, lembra Sandra.“É um incentivo importante. Há 8 anos que ele [Gabriel] treina e não havia sido contemplado ainda. Esse ano saiu e com o dinheiro conseguimos oferecer academia, psicólogo e alimentação diferenciada”, reforça Elma.

O secretário Tibério Limeira destaca o compromisso com os atletas. “O Bolsa Atleta, que estava parado há 4 anos, foi retomado e contempla 160 atletas. Foi um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão para que o esporte da Paraíba possa continuar crescendo”.

Medalhas – O treinador Caio Felipe estará à frente da equipe feminina, da qual Melissa faz parte. Ele diz que o sentimento é de sonho realizado. “Ser convocado é de extrema importância para qualquer um, pois são poucos os que têm chance de representar a Seleção Brasileira. É a realização de um sonho”. De acordo com o técnico, a equipe tem chances de trazer medalhas. “Com toda a certeza. Há dois anos que o Brasil não participava deste torneio, e sempre que foi, tivemos paraibanos convocados e conquistando medalhas. Eles têm futuro e podemos acreditar em grandes conquistas”, conta. A data da viagem dos atletas será confirmada pela CBDA.