Fale Conosco

18 de outubro de 2013

Atividades sociais e culturais marcam um ano de funcionamento do Restaurante Popular



Rest. Mangabeira 1 ano fotos Wenio Pinheiro 2 270x202 - Atividades sociais e culturais marcam um ano de funcionamento do Restaurante PopularO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), comemorou, na Semana da Alimentação, na manhã desta sexta-feira (18), o aniversário de um ano do Restaurante Popular de João Pessoa, localizado em Mangabeira.

Por dia, no local, são servidas mil refeições ao preço de R$ 1,00, com acompanhamento de uma nutricionista, atendendo a população que vive em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de moradores de rua, pessoas desempregadas e famílias com renda muito baixa.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humao (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, frisou que o Governo do Estado tem o compromisso de garantir um dos principais direitos do ser humano, que é o direito a alimentação. “Duplicamos a quantidade de restaurantes populares existentes na Paraíba. Atendíamos a 1.500 pessoas e agora conseguimos ampliar para 3.500 pessoas, que são atendidas diariamente nos quatro restaurantes: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande e Patos”, ressaltou.

No próximo ano, o investimento com o subsídio da alimentação nos quatro restaurantes chegará a mais de R$ 5 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.

A secretária Aparecida Ramos destacou ainda outras ações do Governo do Estado para garantir a segurança alimentar e nutricional na área da assistência como a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atendia a 14 municípios e vai beneficiar 127 cidades paraibanas, cujos agricultores estão sendo cadastrados.

Rest. Mangabeira 1 ano fotos Wenio Pinheiro 3 270x202 - Atividades sociais e culturais marcam um ano de funcionamento do Restaurante PopularOutra iniciativa foi a implantação da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan), que tem parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e conta com 21 órgãos do Governo, sendo responsável pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo Sistema de Segurança Alimentar com os municípios.

Comemoração – Antes de servir o almoço, foram oferecidas à população atividades em tendas armadas em frente ao Restaurante. O Programa Cidadão da Sedh emitiu documentos de identidade e CPF. Já a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, do Hospital Clementino Fraga, realizou teste de glicemia e aferiu a pressão dos usuários. Também houve apresentação cultural com o Trio Pé de Serra e dança com o grupo da Terceira Idade “Dinâmico Cultural”.

Rest. Mangabeira 1 ano fotos Wenio Pinheiro 5 270x202 - Atividades sociais e culturais marcam um ano de funcionamento do Restaurante PopularQuem faz as refeições no Restaurante, além de aprovar a comida, consegue economizar. “Todos os dias almoço aqui com meu marido, não precisamos mais comprar feira para almoço e o gás de cozinha rende muito. Isso ajuda muito a gente porque é uma economia”, disse a dona de casa Irlei da Silva Albuquerque, que almoça no Restaurante há um ano.