Fale Conosco

6 de abril de 2015

Atividades físicas e orientações nutricionais marcam o Dia Mundial da Saúde



Da saúde se cuida todos os dias. Com este tema, escolhido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PB) promove nesta terça-feira (7), práticas relativas a atividades físicas, corporais, como também para a alimentação saudável com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da melhora da qualidade de vida, em alusão ao. O evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde acontecerá na Praça da Paz, no Bairro dos Bancários, em João Pessoa, a partir das 17h, e também lembra o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado nesta segunda-feira (6).

“É o momento de divulgarmos e alertarmos a população sobre a importância da prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis. É uma data pontual, mas essa conscientização deve permanecer durante todo o ano”, disse a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB, Gerlane Carvalho de Oliveira.

Ela explicou que, por recomendação do Ministério da Saúde, não serão disponibilizados serviços de saúde no evento (como testes e exames). “A intenção, neste momento, não é tratar ou orientar a respeito de determinadas doenças, nosso objetivo é prevenir!”, explicou.

Entre as atividades estão as orientações sobre os hábitos alimentares, avaliação nutricional, – com cálculo do Índice de Massa Corpórea e a antropometria – orientações sobre segurança e conservação de alimentos orgânicos, orientação postural, além das atividades físicas para crianças e adultos – promovida em parceria com o programa João Pessoa Vida Saudável, da Prefeitura da Capital.

“Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, está convidada a participar! O evento é aberto para a população. Além das atividades, aproveitaremos o momento para distribuir, simultaneamente, material educativo, porque é uma ótima oportunidade de unir teoria, orientação profissional, explicação e prática”, ressaltou Gerlane Carvalho.

E concluiu: “Tirar dúvidas é essencial. A maioria da população sabe que não deve comer massas ou doces em excesso, por exemplo. Mas, muitas vezes, as pessoas não sabem como substituir determinados alimentos, a quantidade a ser consumida, nem o tempo ou a atividade física que pode realizar. É aí que entra a orientação profissional para melhoria de qualidade de vida e, sobretudo, com foco na prevenção de doenças”

Programação

Orientação Alimentar por Ciclo de Vida (FCM);
Avaliação Nutricional;
Orientações sobre Segurança e Conservação dos Alimentos;
Orientação Postural;
Aulão de Aeróbica;
Atividades esportivas;
Brincadeiras infantis;
Apresentação cultural;
Distribuição de Material Educativo.

Realização/ Parcerias: Secretaria de Estado da Saúde /SES-PB, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Região-PB, Faculdade Ciências Médicas, CRN 6/PB (Conselho Regional de Nutrição – Paraíba), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba), fornecedores da Empasa.