João Pessoa
Feed de Notícias

Atividades especiais marcam Dia Mundial de Higienização das Mãos no Arlinda Marques

quarta-feira, 6 de maio de 2015 - 10:10 - Fotos: 

No Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado nessa terça-feira (5), funcionários da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado em João Pessoa, realizaram ações educativas e preventivas para lembrar a data.

Para o diretor geral do hospital, Bruno Leandro de Souza, ações com essas mostram o comprometimento e a responsabilidade da unidade de saúde com funcionários e pacientes. “Temos que ficar atentos a essas ações de prevenção e praticá-las diariamente, pois é uma forma simples, mas de grande importância no controle da higiene e segurança dos nossos pacientes e funcionários”, destacou o diretor.

De acordo a coordenadora da Comissão, Thaís Xavier, foi realizada uma ação de sensibilização em todos os setores do Arlinda Marques com a distribuição balões com frases que reforçam a importância da lavagem das mãos, além de recipientes contendo álcool gel, com o intuito de incentivar a prática. “Os profissionais se mostraram extremamente envolvidos e comprometidos”, comentou a coordenadora.

Ela explica que a utilização de produtos químicos para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana.

“Pode parecer exagero, mas as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro. O simples ato de lavá-las torna-se a principal medida de controle de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos e por isso não  poderíamos deixar de lembrar a importância desse gesto simples”, comentou Thaís Xavier ao destacar que essa é uma estratégia de prevenção amplamente divulgada em todo o mundo.