João Pessoa
Feed de Notícias

Atividades do Novembro Azul serão encerradas nesta segunda-feira

segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 08:00 - Fotos:  Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), encerra nesta segunda-feira (30) as atividades do Novembro Azul. As ações aconteceram durante todo o mês em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, com o intuito de

incentivar o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos de vida saudável, além de discussão e capacitação com gestores e trabalhadores de saúde da Atenção Básica, visando a qualificação do cuidado ao homem. O encerramento oficial ocorre na sede da SES-PB, na Avenida Pedro II, no bairro da Torre, em João Pessoa.

De acordo com o chefe do Núcleo de Ações Estratégicas na Atenção Básica da SES-PB, Hélio Soares da Silva, a ação de encerramento é a culminância de várias atividades realizadas neste mês de novembro em relação à saúde integral do homem para detecção precoce do câncer de próstata. “É muito importante incentivar os homens a buscarem os serviços de saúde e a adotarem hábitos de vida saudáveis, além do autocuidado, evitando, assim, as doenças e muitas mortes”, observou Hélio.

O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália, e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

“Nossa sociedade ainda é muito patriarcal e, como o homem é o provedor, ele tem um distanciamento do autocuidado e este comportamento reflete nos dados epidemiológicos. Esses dados mostram o agravamento de doenças evitáveis e curáveis, a exemplo do câncer de próstata, que tem chances de cura quando diagnosticado precocemente. A campanha está chegando ao fim, mas o cuidado deve seguir por todo o ano. Quebrando paradigmas e incentivando os homens na busca pelos serviços para cuidar da saúde de forma integral”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde, da SES, Patrícia Assunção.

Patrícia alerta, ainda, para os dados de óbitos na Paraíba que, assim como no restante do país, mostram que as principais causas de morte da população masculina são as externas (acidentes, violência, suicídio), doenças do aparelho circulatório, digestivo, respiratório e câncer.

Programação – Na segunda-feira (30), a partir das 8h, será realizado o Dia D, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, com o encerramento do mês de sensibilização para o autocuidado da população masculina e prevenção do câncer de próstata.

8h – Café da Manhã

9h30 – Abertura do evento de fechamento do mês comemorativo à Saúde do Homem e prevenção ao Câncer de Próstata

10h30 – Apresentação cultural/ lúdica e ações de saúde e serviços voltadas ao homem. A apresentação Cultural com o Grupo do Projeto Prima.

Haverá durante toda a manhã atividades e serviços de saúde voltados aos homens, atividades lúdicas como a biodança, orientações posturais e verificação de pressão e da glicemia, orientação e avaliação de saúde bucal.