João Pessoa
Feed de Notícias

Atividades do Detran chamam atenção das crianças no Espaço Cultural

quarta-feira, 10 de outubro de 2012 - 12:33 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  está comemorando a Semana da Criança com atividades educativas de trânsito promovidas na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural (Funesc),  até o dia 17 deste mês. As atividades também serão realizadas na sexta-feira, apesar do feriado de 12 de outubro, e durante todo o final de semana.

A ação, que desde o início da manhã desta quarta-feira (10) vem recebendo a visita de alunos de várias escolas públicas e privadas, está sendo realizada em parceria com a Fundacion Mapfre, uma instituição sem fins lucrativos criada em 1975, com sede na Espanha e atuação em 39 países da Europa e América Latina, onde promove e financia atividades de interesse geral da população. A entidade mantém intensa atuação nas áreas de formação, informação, pesquisa e promoção da segurança, do patrimônio, da educação e da cultura.

As atividades contam com a estrutura da carreta do Programa “Na Pista Certa”, que visita a Paraíba pela primeira vez proporcionando vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico itinerante. Os monitores treinados apresentam conteúdos sobre segurança viária e sobre valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.

O programa também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas.

Desde a implantação, o programa “Na Pista Certa” já levou conteúdos sobre segurança viária para quase 30mil crianças de 5 a 9 anos em todo o país. Na Paraíba, o programa chega pela primeira vez. As mensagens educativas informam e alertam sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.

Na primeira manhã de atividades passaram pela Praça do Povo mais de 150 alunos de 4 escolas públicas, além de estudantes de Mandacaru atendidos pela Ong Uma Nota Musical que Salva, um projeto social que tem apoio do Detran.

Nas pistas cenográficas, que estão montadas na Praça do Povo, as crianças utilizam bicicletas, carrinhos e velocípedes praticando noções básicas de segurança adquiridas após a orientação dos monitores.

O programa – ‘Na Pista Certa’ é uma das ações desenvolvidas pela Fundacion Mapfre,  por meio do Instituto de Segurança Viária, que desenvolve atividades com o objetivo de colaborar para a redução dos acidentes de trânsito, sensibilizar a sociedade sobre o problema e contribuir para que a formação e a educação em Segurança Viária e a responsabilidade na condução se tornem assuntos de interesse público.

As atuações do instituto estão focadas em três fatores: conscientização dos usuários, para que tenham um comportamento mais responsável, promovendo a educação viária mediante cursos de formação para estudantes, jovens, terceira idade e empresas; aumento da segurança dos veículos, apoiando os avanços técnicos e participando de campanhas permanentes sobre os elementos de segurança ativa e passiva; e a melhoria das infraestruturas viárias, realizando trabalhos de investigação sobre infraestrutura (traçado, características geométricas, conservação e sinalização).

No que diz respeito aos grupos de risco, o Instituto de Segurança Viária volta sua ação principalmente a estudantes e jovens, em colaboração com os centros de ensino; a trabalhadores e profissionais, mediante cursos de formação online, em parceria com empresas; e à terceira idade, mediante ações formativas dirigidas aos idosos, seus familiares e aos profissionais que os atendem.

O Instituto também utiliza novas tecnologias de informação e comunicação, fazendo da internet e das redes sociais como canais principais de divulgação da educação viária.