Fale Conosco

15 de abril de 2014

Atividade mineradora da Paraíba será destaque em congresso no México



mineracao fotos antonio david 270x202 - Atividade mineradora da Paraíba será destaque em congresso no MéxicoA atividade mineradora desenvolvida no município de Picuí, localizado no Seridó paraibano, será representada por professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) durante o “Shechtman Internactional Symposium on Sustainable Mining, Minerals, Metal and Materials Processing” (Simpósio Internacional Sustentável de Mineração, Minerais, Metal e Tratamento de Materiais), que será realizado de 29 de junho à 4 de julho em Cancún, no México.

Os representantes da Paraíba, professores e técnicos em Mineração, Antônio de Pádua Sobrinho e Paulo Sales, além do geólogo e também professor, Francisco de Assis Souza, irão apresentar os trabalhos “Mineração e processamento mineral em pegmatitos: exemplo na região do Seridó, Paraíba – Brasil” e “Mineração: um método misto para exploração mineral em pequenos Pegmatitos na Província Borborema, na Paraíba”.

O técnico em mineração, Antônio de Pádua adiantou que que irá mostrar como é realizada a extração mineral no Seridó e como é feito o processamento mineral em pegmatitos destacando o município de Picuí. “É muito importante nossa participação nesses eventos, pois compartilhamos experiências, adquirimos novos conhecimentos e divulgamos  o potencial mineral da nossa região com foco em nossas pesquisas. Só temos a agradecer a Deus por mais uma conquista”, enfatizou.

mineração em picui fotos antonio david 38 270x202 - Atividade mineradora da Paraíba será destaque em congresso no MéxicoRecentemente, os representantes paraibanos criaram o projeto “Garimpo bom, mineração responsável”, que tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração também as questões ambientais dos garimpos. O projeto foi apresentado ao secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza e ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador com o intuito de firmar parcerias para discutir a implantação de ações em saúde voltadas para os trabalhadores do setor.

O congresso é organizado por um comitê internacional que abrange seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul. Os continentes, por sua vez, representam grandes indústrias de ferrosos, não ferrosos, materiais, empresas de reciclagem, bem como as universidades de todo mundo.

O simpósio será uma homenagem à vida e obra do professor Dan Shechtman – que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2011 – e irá abranger importantes pilares da sustentabilidade como a ciência, tecnologia, prática industrial, quadro político e social e formação em todo o ciclo das ciências dos materiais, desde o processamento mineral, à extração de metais e desenvolvimento de novos materiais.