Fale Conosco

20 de fevereiro de 2014

Atendimento do Hospital de Trauma ganha reforço no período carnavalesco



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, preparou uma estrutura especial para os dias de folia, a partir das prévias carnavalescas. Para isso, vai receber um reforço de 30% de sobreaviso na equipe médica e multidisciplinar, nos dias que antecedem o período carnavalesco, e presencial nos dias das festividades.

De acordo com o diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, todos os serviços pré-hospitalares estão sendo reforçados, a fim de que a unidade de saúde atenda os casos de média e alta complexidade. “O Resgate dos bombeiros, do Samu e da PRF estão sendo reforçados no sentido de sempre regularem os pacientes antes de trazerem ao Hospital de Trauma, já que assim podemos oferecer um atendimento mais ágil e preciso ao usuário que chegar à instituição”, afirmou.

Edvan Benevides ressaltou também a importância da doação de sangue, tendo em vista que, dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue. “Para mantermos o estoque no período carnavalesco, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, explica.

No ano passado, foram realizados em torno de 1800 atendimentos no período dos festejos carnavalescos, registrados do dia 31 de janeiro a 12 de fevereiro. Os casos envolvendo motocicletas foram os que apresentaram maior incidência nos plantões durante o período, com 217 atendimentos. Já as vítimas de acidentes de carro somaram 32 pacientes. Também foram registradas ocorrências com vítimas de agressão física (75), arma de fogo (51), arma branca (28), atropelamento (34), queimaduras (48) e acidente de bicicleta (17). Os demais atendimentos foram de casos clínicos.