João Pessoa
Feed de Notícias

Até sexta-feira: Espaço Cultural recebe exposição El Condor de Los Andes

terça-feira, 29 de março de 2016 - 09:23 - Fotos: 

Quem for ao Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, até a próxima sexta-feira (1º), vai ter a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e das tradições da América Latina. A exposição fotográfica El Condor de Los Andes, do professor do Departamento de Psicologia da UFPB, Juan Carlos Viñas Cortez, está em cartaz no mezanino do Teatro Paulo Pontes com visitação gratuita.

No mesmo período da exposição, acontece a Semana de Integração Latino-Americana, no auditório 1, sempre às 20h. No evento, serão abordados temas relacionados à arte, literatura, população, religião e mídia latino-americanas, sempre das 19h às 21h.

A abertura da exposição, nessa segunda-feira (28), contou com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, e do artista plástico Archidy Picado Filho, além do próprio autor das imagens. Além da mostra, a Funesc sedia a Semana de Integração Latino-Americana, com o seminário “Arte e Literatura na América Latina”, ministrado pelo professor Francisco Pereira. O evento é uma realização da Aduf/UFPB e conta com apoio do Governo do Estado.

Sobre a exposição – A exposição fotográfica El Condor de Los Andes (o condor dos andes) é um documento que retrata a vida da maior ave da América Latina, cujo parente mais próximo são os abutres ou urubus no Nordeste do Brasil.

O condor andino é reconhecido como uma das maiores aves voadoras do mundo, depois do albatroz. Adultos chegam a medir até 142 centímetros de altura e ter entre 270 e 330 centímetros de envergadura. Os machos pesam de 11 a 15 quilos e as fêmeas, de 8 a 11 quilos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) consideram o animal ameaçado de extinção, por perda de habitat natural e envenenamento.