João Pessoa
Feed de Notícias

Assuntos Estratégicos: Núcleo já vê estrutura de futura Secretaria

quarta-feira, 25 de novembro de 2009 - 17:45 - Fotos: 
O coordenador do recém criado Núcleo Extraordinário de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, Ademir Alves de Melo, já começa a estabelecer estudos para a estruturação da futura Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, a ser criada através de projeto de lei. A princípio, o Núcleo será instalado no Palácio da Redenção, mas com a posterior criação da Secretaria, a partir de janeiro de 2010, será transferido para o Horto Florestal, em João Pessoa.

Ademir de Melo revela que a Secretaria encontra correspondência em nível de ministério, com o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos, conduzido hoje pelo professor Samuel Pinheiro Guimarães, e deverá formular estratégias de longo prazo para o desenvolvimento do Estado, com a ajuda de outros órgãos.

“Entendimentos já foram mantidos, preliminarmente, com a diretoria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Centro Celso Furtado, ambos no Rio de Janeiro, no sentido de firmar-se parcerias com esses dois órgãos de estudos e pesquisa de renome nacional”, conta Melo. Desta forma, o Ipea e o CCF seriam hóspedes na Secretaria de Extraordinária de Assuntos Estratégicos, sendo que as duas entidades atuariam em âmbito da região Nordeste.

No discurso de posse do coordenador do Núcleo, o governador José Maranhão declarou a sua confiança e expectativas nos resultados que advirão a partir dessa iniciativa criada pelo Governo.

Banco de projetos – Para Ademir de Melo, a Paraíba necessita urgentemente de um banco de projetos, bem como de um Plano de Estratégico de Desenvolvimento que aponte no horizonte dos próximos 15 anos. “Requisito essencial para a atração de recursos para o Estado é a existência de projetos elaborados com qualidade, que requerem uma equipe qualificada com experiência na sua elaboração”, entende.

A fim de viabilizar esse trabalho de pesquisa e planejamento, ele adiantou que fará “uma garimpagem seletiva visando identificar profissionais qualificados que possam contribuir com essa missão”.

As principais atribuições da futura Secretaria, conforme o coordenador, seriam promover o planejamento estadual de médio e longo prazo; discutir as opções estratégicas da Paraíba, considerando a situação presente e as possibilidades do futuro; articular com o governo e a sociedade a formulação da estratégia estadual e das ações de desenvolvimento estadual de médio e longo prazo; e elaborar subsídios para a preparação de ações de governo.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag