João Pessoa
Feed de Notícias

Associação entende que trabalho de servidores foi decisivo e evitou uma tragédia maior

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 16:49 - Fotos: 
A Associação dos Familiares e Amigos dos Presidiários do Estado da Paraíba (ASSFAPEP/PB) encaminhou uma solicitação à Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciaria (Secap), para que possa constar ‘elogio de bravura’ na ficha funcional dos agentes penitenciários que trabalharam no Presídio do Róger, durante o incêndio ocorrido no dia 23 de outubro.

A participação dos agentes penitenciários evitou uma tragédia maior porque no Pavilhão Três, onde aconteceu o tumulto, estavam cerca de 140 detentos e a pronta intervenção do pessoal de plantão foi fundamental quando se quebrou as paredes para a saída dos detentos.

O presidente da Associação, Antônio Galdino, disse que se não fosse “a ação heróica dos servidores, teria acontecido uma tragédia com proporções muito maiores. Tomamos conhecimento que esses servidores, ao prestarem socorro aos apenados, colocaram também as suas respectivas vidas em risco, mas não se intimidaram, arrombaram o pavilhão e fizeram até mesmo o impossível para salvar aquelas vidas”, ressaltou.

Segundo o secretário Roosevelt Vita, o ‘elogio de bravura’ será feito através de uma homenagem que deve acontecer no próximo mês. “Devemos estimular os servidores para que sempre possam prestar um serviço de qualidade aos nossos apenados e a toda sociedade paraibana”, disse.

Durante o incêndio na Penitenciária do Róger, trabalharam diretamente no socorro dos apenados o gerente da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), Ivonilton Wanderley; gerente de Inteligência, Túlio Ramalho; o diretor do Presídio do Róger, Irênio Pimentel; os diretores adjuntos Arlan Batista de Sousa e Darcywendom Leite Pires de Lacerda e o presidente dos Sindicatos dos Agentes Penitenciários, Ednaldo Correia.

O trabalho teve a participação decisiva dos agentes penitenciários Williams Giuseppe, Augusto Quirino N. Neto, Sérgio de Oliveira, Ricardo Luciano Filho, Antônio Augustinho do N. Santos, Tiago Bandeira, Anderson Nascimento, Anderson Nascimento, David Efraim, Ely Aslan, Emerson Andrade, Ítalo Macedo, Ricardo Lima, Salatiel Felipe, Valdomiro da Silva, Waldir Ramos, Flávio César Emiliano, Bruno Menezes, Carlos Petrocci, Cornélio Emiliano Bezerra, Edílson Romero, Eduardo dos Santos, Everton Pereira, Fábio Melo, Francinaldo Estevan, Gleidson Tavares, Julimar Fernandes, Luciando gomes de Melo, Marcus Vinicius, Marinaldo de Oliveira, Marinaldo Gomes, Pedro Ferreira, Reginaldo dos Santos e Sonomax Batista Lins.

Graça Macena, da Assom da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária