João Pessoa
Feed de Notícias

Assistência técnica e extensão rural serão ampliados a partir deste mês

quinta-feira, 6 de maio de 2010 - 11:42 - Fotos: 
Os serviços de assistência técnica e extensão rural destinados aos agricultores familiares serão ampliados e melhorados na Paraíba a partir deste mês, graças a liberação de recursos da ordem de R$ 9.528.164,00 que serão repassados à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), resultado de parceria firmada com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) e Governo do Estado.

A liberação dos recursos, que foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (06), vai permitir a reestruturação da empresa. A primeira parcela, no valor de R$ 5.778.055,00, referente ao convênio número 70.1154/2008 garante a renovação de parte da frota de veículos, com a aquisição de 190 carros e a continuidade do programa de informatização da empresa com a compra de material de informática e outros equipamentos.

A contrapartida do Governo do Estado foi a contratação de 115 novos técnicos, aprovados no último concurso público realizado em 2006.

 
Para o presidente da Emater-PB, Hermano Araújo, os recursos chegam em boa hora, uma vez que a instituição necessita de ampla reforma, principalmente no seu quadro efetivo. Segundo ele, anteriormente os funcionários se aposentavam e o quadro funcional não era renovado,  comprometendo, assim, a qualidade do serviço prestado ao homem do campo.

A medida integra o projeto de modernização preconizado pelo Governo do Estado, de melhorar a qualidade de atendimento dos agricultores familiares nos 223 municípios. O foco, de acordo com Hermano, é contribuir para geração de novos postos de trabalho, aumento de renda, segurança alimentar e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais paraibanos.

                                                               Assessoria de Imprensa da Emater-PB