Fale Conosco

26 de setembro de 2013

Assembleia avalia mandato dos conselheiros do Orçamento Democrático



26.09.13 orcamento democratico 3 270x202 - Assembleia avalia mandato dos conselheiros do Orçamento DemocráticoO Conselho do Orçamento Democrático Estadual realizou, durante esta quarta (25) e quinta-feira (26), uma assembleia ordinária com seus conselheiros e conselheiras, representantes das 14 regiões geoadministrativas, para avaliar o mandato de dois anos, que se encerra no próximo mês de outubro. A assembleia foi realizada no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em Jaguaribe.

Trinta conselheiros participaram da atividade que debateu sobre a funcionalidade do Orçamento Democrático Estadual e a atuação dos conselheiros, em suas respectivas microrregiões e regiões.

26.09.13 orcamento democratico 51 270x202 - Assembleia avalia mandato dos conselheiros do Orçamento DemocráticoO subsecretário do OD Estadual, Hélio Barbosa, explicou que os conselheiros desenvolvem um papel fundamental para a efetivação da democracia participativa na Paraíba, e que é através deles, representantes da sociedade civil, que o Governo do Estado também tem visão das necessidades prioritárias de suas regiões.

Essa é a primeira composição do Conselho Estadual do Orçamento Democrático, que durante dois anos trabalhou de forma íntegra e comprometida com o desenvolvimento sustentável e solidário do Estado. Consideravelmente, os conselheiros avaliaram como positiva, a interação entre governo e sociedade civil, e afirmaram que a Paraíba só tem a crescer com os aperfeiçoamentos que naturalmente devam ocorrer daqui por diante”, afirmou.

O conselheiro Maxwell Oliveira, representante da microrregião de Sapé (1ª região geoadministrativa), também avaliou como positiva a criação do OD Estadual. “Consideramos este instrumento de participação popular bastante positivo por ser um avanço para o desenvolvimento político do nosso estado. É a garantia da participação popular nas discussões de investimentos, assim com na determinação de políticas públicas e dos recursos públicos no nosso estado. Isso é uma vitória para a Paraíba”, disse.

26.09.13 orcamento democratico 1 270x202 - Assembleia avalia mandato dos conselheiros do Orçamento DemocráticoE complementou: “Quanto a minha participação, considero que foi proativa e engajada, buscando consolidar o instrumento e tentando estabelecer uma ligação mais próxima, entre as populações e o governo. Tomamos como causa de vida, e é tanto, que muitos de nós conseguimos nos reeleger como conselheiros, nas últimas eleições realizadas”.

O conselheiro de Campina Grande (3ª região), Romualdo Figueiredo, disse que a Paraíba deve sentir-se orgulhosa por este modelo de participação popular. “É a primeira vez na história da Paraíba que um governador trabalha dialogando com os movimentos sociais. Isso é de suma importância para o nosso desenvolvimento”, comentou o conselheiro.

O Orçamento Democrático realizou recentemente 50 assembleias de eleições de conselheiros regionais, reunindo mais de 10 mil pessoas, que elegeram em torno de 700 conselheiros, entre titulares e suplentes, envolvendo as 14 regiões geoadministrativas.

26.09.13 orcamento democratico 2 270x202 - Assembleia avalia mandato dos conselheiros do Orçamento DemocráticoA posse dos novos conselheiros está programada para acontecer no próximo dia 31 de outubro, na cidade de Campina Grande, no Teatro Severino Cabral.

A última assembleia ordinária, desta atual composição do Conselho Estadual, também contou com a participação da consultora do Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares (Seampo), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Helena Serrano e da equipe de Gerentes de Acompanhamento e Formação (Geaf).

A Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), e está localizada no Centro Administrativo Estadual, na Avenida João da Mata, s/n – Bloco IV, 5º andar, em Jaguaribe.