João Pessoa
Feed de Notícias

Asbraer destaca ações da Emater em favor do agricultor familiar

quinta-feira, 25 de julho de 2013 - 19:07 - Fotos: 

Um novo panorama está sendo projetado para a extensão rural brasileira e a Emater Paraíba está dando importante contribuição para consolidar as políticas públicas desse serviço no País. Foi o que afirmou, na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Julio Zoé de Brito, que falou sobre Novos Rumos da Extensão Rural e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), dentro da programação do Seminário Estadual de Planejamento Estratégico para o triênio 2013/2015, que se realiza no Hotel Caiçara, em João Pessoa, numa promoção da Emater Paraíba.

É preciso partir das experiências do passado, fazendo uma análise do presente para construir o futuro, e é isto que Emater da Paraíba está planejando com a realização deste seminário”, afirmou. E destacou que o seminário é um avanço porque vai permitir que se discutam as metodologias que possam contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar na Paraíba. Segundo ele, uma demonstração da eficácia desse trabalho são as tecnologias de convivência com a estiagem que estão chegando às comunidades, principalmente com relação ao armazenamento de forragem e cultivo de palma resistente à cochonilha do carmim.

Sobre a nova agência nacional de extensão rural que o Governo Federal está criando, Julio Zoé, que também preside o Instituto e Pesquisa Agronômica de Pernambuco, disse que o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, tem dado boa contribuição para se definir uma extensão rural que atenda aos anseios do agricultor familiar. “A Emater está repensando o presente e buscando novos caminhos para avançar com a extensão. Tudo isso é animador porque vai garantir dias melhores para todos os paraibanos”, ressaltou.

Quem também proferiu palestra para os extensionistas da Emater, como parte do Planejamento Estratégico, foi o agrônomo José Rui Ferreira, consultor do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que fez uma retrospectiva da extensão rural brasileira desde 1948 até os dias atuais. Fez uma abordagem sobre metodologias participativas com enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e intercultural, buscando a construção da cidadania e democratização da gestão da política pública.

Na parte da tarde, os extensionistas da Emater, Verneck Abrantes e Ricardo Pereira falaram sobre experiências de sucesso e agroecologia, respectivamente. O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, e o diretor técnico Erasmo Lucena também participaram das discussões.

Anater – A criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, durante o lançamento do Plano Safra 2013/2014. O Projeto de Lei instituindo a nova Agencia de Ater encontra-se em análise no Congresso Nacional.

De acordo com o texto em análise pelos deputados, dentre as principais atribuições da Anater destacam-se o credenciamento de entidades públicas e privadas de Ater, a qualificação dos técnicos e extensionistas rurais, a contratação e disponibilização de serviços, promoção da transferência de tecnologia e inovação. Também vai monitorar e avaliar os resultados dos serviços oferecidos e avaliar as entidades executoras sobre a qualidade dos serviços.

Com a criação da Anater, o Governo Federal quer ampliar o número de pequenos e médios agricultores brasileiros com assistência técnica e extensão rural, oferecendo-lhes tecnologias para que possam produzir mais e melhor.