Fale Conosco

22 de julho de 2009

Artistas ganham espaço para ensaio na Funesc



A reivindicação era antiga entre os artistas, mas só agora veio uma resposta positiva. Os grupos de teatro, dança e circo que estejam precisando de local para ensaiar os espetáculos, podem requisitar um ambiente no Espaço Cultural.

A área que está sendo disponibilizada é do Teatro de Arena, de segunda a domingo, das 8h às 22h, sem qualquer ônus financeiro para os artistas. Para requisitar o espaço, os grupos devem fazer o pedido por escrito para ser analisado pela Coordenação de Artes Cênicas da Funesc.

A decisão de fornecer o Teatro de Arena foi tomada pelo presidente da Funesc, Maurício Burity, depois de uma reunião com vários representantes das artes cênicas do Estado. Foi lançado um edital onde os grupos interessados devem encaminhar uma proposta, justificando a necessidade de ocupar o espaço, anexar o currículo do grupo e um cronograma de ensaios. O edital está disponível para os artistas se inscreverem na Coordenação de Artes Cênicas, no horário das 13h às 18h, de segunda a quinta. Na sexta-feira, o horário de atendimento é das 8h às 13h.

De acordo com o edital, cada grupo poderá disponibilizar o Teatro de Arena durante dois dias por semana, por 3 horas diárias, num período de 120 dias. O prazo pode ser renovado de acordo com a necessidade do grupo e disponibilidade do Teatro. A Funesc vai fornecer uma credencial para que os artistas que tiverem o pedido aprovado, possam ter acesso facilitado ao Teatro de Arena, no horário e dias combinados. Também será colocado à disposição dos artistas um local para guardar o material usado nos ensaios.

Durante a reunião da Funesc com os artistas, ficou acertado que os grupos não pagariam pela utilização do espaço, mas daria uma contrapartida em forma de ensaio aberto para o público, um workshop, palestra ou apresentação do espetáculo em data a ser acertada pela Fundação e agenda do grupo.Outras informações pelo telefone 3211.6250.

Giulliana Costa, da assessoria de imprensa da Funesc