João Pessoa
Feed de Notícias

Artista plástico suíço vai expor ‘Trans Atlantico’ na Galeria Archidy Picado

terça-feira, 4 de outubro de 2011 - 11:40 - Fotos: 

Muitos marrons em tons que lembram o ferrugem e azuis. À primeira vista, é a imagem que se tem da exposição “Trans Atlantico”, que o artista plástico suíço Tobias Sauter abre, na nesta quinta-feira (6), às 20h, na Galeria Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa.

Será o primeiro vernissage internacional promovido pela Funesc este ano. A mostra ficará aberta à visitação a partir da sexta-feira (7) até 6 de novembro, no horário das 8h às 18h, de segunda-feira a domingo.

“Arte é vida. Olhar, encontrar e criar. Meu trabalho é neste caminho, muitos são marrons de ferrugem e azuis”, diz o texto de apresentação de “Trans Atlantico”, assinado por Tobias Sauter. As cores presentes em sua obra fazem alusão à água e ao céu. “Para os meus trabalhos é muito importante viajar, pessoas e culturas diferentes”, conta o artista.

A exposição, composta por 25 obras, traz colagens que o artista produz a partir de resíduos de lixo recolhidos em praias brasileiras e que, com sensibilidade, formam pequenos seres, às vezes peixes e animais marinhos, outras, seguindo as formas já sugeridas pelos gravetos e objetos encontrados em caminhadas à beira-mar. Areia, ferrugem, papel e tinta servem de matéria-prima para as obras de Tobias Sauter.

O trabalho revela demonstrações de desejo, amor e paz entre diferentes países e culturas. Para chegar a esse resultado, Tobias viaja em busca de novos elementos que servirão de matéria às suas criações. A ideia inicial seria expor, também, esculturas em ferro que foram trazidas da Suíça, mas o material não chegou em tempo e as peças estão retidas no porto de Suape, em Pernambuco.

O artista – Tobias Sauter nasceu na Basiléia em 1955. É casado com uma brasileira e por isso mantém residência em João Pessoa por mais de três anos. Aqui, já realizou uma exposição há 11 anos, em galeria particular. Também já expos na Archidy Picado, em 2008, com uma seleção de obras – esculturas em ferro, objetos, colagens com papel reciclado e gravuras sobre papel artesanal do Nepal – produzidas no Brasil ao longo dos últimos anos.

As esculturas de Tobias Sauter são realizadas em ferro e, como suas gravuras, deixam à mostra os sinais de oxidação do metal em contato com o clima brasileiro.

Sauter fez seus estudos básicos na Basiléia e trabalhou na oficina de escultura e decoração do Teatro Basler. Depois, especializou-se na Escola de Artes da Basiléia.

A partir de 1981 passou a realizar viagens de estudo por vários países da Ásia. Em 1982 recebeu uma bolsa de estudos do Estado de Basel para permanecer por 12 meses em Paris, no Atelier Cité International des Arts. Em 1983, veio ao Brasil pela primeira vez. Em 1986 viveu e trabalhou na Austrália através do programa IAAB/Fundação Christoph Merian. Desde 1980 vem realizando exposições por países da Europa.

Serviço:

Exposição Trans Atlantico, do artista plástico Tobias Sauter (Suíça)

Abertura: 06/10

Hora: 20h

Local: Galeria Archidy Picado – Funesc, em João Pessoa

Entrada: gratuita