Fale Conosco

2 de março de 2012

Artista plástica Maria Helena Magalhães expõe na Galeria Archidy Picado



Neste sábado (3), a artista plástica Maria Helena Magalhães abre a exposição “Três Dias Caminhando em 3, 4 e 5 de Março de 2012 ou Three Walking Days on March 3rd, 4th, 5th, 2012”, na Galeria Archidy Picado, Fundação Espaço Cultural. Composta apenas por vídeos exibidos em aparelhos de TV de 42 polegadas, a mostra poderá ser visitada apenas nos três dias a que o título se refere. Na segunda-feira, às 18h30, a autora estará disponível para uma conversa informal com o público. Ela pretende fechar a exibição com um coquetel de encerramento, que será servido às 19h.

“Não haverá uma abertura com coquetel e formalidades”, explica a artista, lembrando que a exposição já começa a acontecer no sábado, no horário normal de funcionamento da galeria, das 8h às 18h.  Parte dos vídeos que serão exibidos já estão prontos. Outra parte será gravada ao longo da exposição, seguindo a proposta do título. “Os processos orientados em relações espaço-temporais, como forma artística, têm sido observados em meu trabalho, envolvendo criação e experimentos em site-specific”, justifica Maria Helena Magalhães em seu texto de apresentação.

Para a autora, o foco da prática artística consiste em ajustar as tensões entre o trabalho artístico, lugar e o corpo, provocadas por um acelerado processo global. Dessa maneira, a exposição propõe reflexões sobre globalização, imaginadas sobre componentes temporais decorrentes de contextos em justaposição, enfatizando aspectos culturais e econômicos, localizados e globalizados.

O uso de instrumental tecnológico, bem como a distribuição de imagens na galeria pretende provocar experiências participativas, instigando o público a associar palavras e imagens e a experienciar diferentes sensações. “Para esta exposição, que tem para mim o objetivo de testar/demonstrar um de meus experimentos do terceiro projeto do curso de doutorado em Artes, selecionei algumas imagens entre vídeos e fotografias contemplando um conjunto de situações paralelas sobre walking e incluindo, entre outros, o registro de visitantes caminhando dentro da galeria durante a exposição”, conclui.

 

Sobre a artista – Maria Helena Magalhães é artista plástica e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Natural do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha em João Pessoa. Artista visual e professora , se graduou na UFMG, fez mestrado em Artes pela Edinburgh College of Art (Escócia) e é doutoranda em Artes pela School of Arts and Culture, em Newcastle University, Inglaterra. Tem um vasto histórico de exposições e workshops em Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro, Conde e também na Escócia e na Inglaterra.

 

Serviço

 

Exposição: “Três Dias Caminhando em 3, 4 e 5 de Março de 2012 ou Three Walking Days on March 3rd, 4th, 5th, 2012”

Artista plástica: Maria Helena Magalhães

Dias: Sábado, domingo e segunda-feira (3, 4 e 5)

Horário de visitação: 8h às 18h

Bate-papo: Segunda-feira (5), às 18h30, seguido de coquetel de encerramento

Local: Galeria Archidy Picado (Funesc)

Informações: 3211-6272