João Pessoa
Feed de Notícias

Artigo de professor integra livro de Comunicação lançado na Bahia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 - 20:19 - Fotos: 

O professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fernando Firmino, teve seu artigo ‘Tecnologias móveis como plataformas de produção no jornalismo’ publicado no recém-lançado livro ‘Comunicação e Mobilidade – Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil’, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).

O livro foi organizado pelos professores André Lemos (UFBA/CNPq) e Fábio Josgrilberg, da Universidade Metodista de São Paulo (SP), e oferece ao leitor uma coleção de artigos que traçam um panorama completo e atual da comunicação móvel no Brasil. Além dos organizadores, o livro traz os textos de autores conhecidos da área de Comunicação, como Lucia Santaella, pesquisadora da área de semiótica.

Temas – A publicação aborda diversas temáticas relevantes para a compreensão complexa do fenômeno, a exemplo da relação das tecnologias móveis de comunicação com o corpo, a cidade, a vigilância, a arte, o jornalismo, as mídias locativas e a inclusão digital.

Os artigos foram originalmente publicados em inglês na revista eletrônica canadense ‘Wi – Journal of Mobile Media’ (http://wi.hexagram.ca), em julho de 2009, configurando-se como a primeira contribuição brasileira no campo, a ter uma projeção internacional. O professor Fernando Firmino é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia e bolsista do CNPq. Seu artigo é um dos frutos desses estudos.

Artigos – Os textos da publicação e seus respectivos autores são: ‘Comunicação móvel no contexto brasileiro’ (Eduardo Campos Pellanda); ‘Redes municipais sem fio: o acesso à Internet e a nova agenda da cidade’ (Fabio B. Josgrilberg); ‘Espectro aberto e mobilidade para a inclusão digital no Brasil’ (Sérgio Amadeu da Silveira); ‘Identidade, valor e mobilidade: motoboys em São Paulo’ (Gilson Schwartz); ‘Tecnologias móveis como plataformas de produção no jornalismo’ (Fernando Firmino da Silva); ‘Arte e mídias locativas no Brasil’ (André Lemos); ‘Aproximações arriscadas entre site-specific e artes locativas’ (Lucas Bambozzi); ‘Revisitando o corpo na era da mobilidade’ (Lucia Santaella) e ‘Vídeo-vigilância e mobilidade no Brasil’ (Fernanda Bruno).

Da Assessoria de Imprensa da UEPB