João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãs de projetos produtivos atendidos pelo Procase participam de exposição em João Pessoa

terça-feira, 30 de agosto de 2016 - 17:12 - Fotos: 

Quatro artesãs que fazem parte de projetos produtivos atendidos pelo Procase participarão de uma exposição na Universidade Federal da Paraíba a partir desta terça-feira (30), durante o Seminário ‘O Futuro do Desenvolvimento: o Brasil, o Nordeste e a estratégia de arranjos locais’. Elas irão expor e comercializar peças em renda renascença, tapeçaria e crochê, que são feitas em associações de artesãos nos municípios de São João do Tigre, Gurjão e Boqueirão. A exposição acontece na área de vivência do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, na UFPB.

Os produtos que serão expostos fazem parte dos projetos que recebem financiamento do Procase a exemplo da renda renascença desenvolvida na comunidade de Cacimbinhas, em São João do Tigre. Cerca de 50 rendeiras fazem parte do Centro de Comercialização e Produção das Rendeiras Porcina Francisca da Costa, que recebeu um investimento de R$ 300 mil para a construção da sede da chamada ‘Casa das Rendeiras’.

Do município de Gurjão serão expostas peças em tapeçaria oriundas da Associação dos Artesãos e Tapeçaria de Gurjão, já do município de Boqueirão serão expostas peças em crochê, feitas por artesãos da Associação dos Moradores do Marinho. “Ficamos muito felizes em ver que o apoio do Procase vem gerando frutos cada vez melhores. Além de suas peças, estas artesãs vem expor o trabalho de dezenas de paraibanas que são exemplo de determinação”, disse o coordenador do Procase, Hélio Barbosa.

O seminário é fruto da parceria entre o Governo e a universidade, que buscam criar de maneira conjunta o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social (Plades) com o objetivo de auxiliar os arranjos produtivos locais (APLs) paraibanos.