João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos participam de aulão de yoga e recebem cartilha sobre Salão de Artesanato

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 - 18:14 - Fotos: 

Proporcionar alívio do estresse, manter a boa saúde e reforçar a auto-estima. São alguns dos benefícios condicionados pelos aulões de yoga nos centros de alojamentos dos artesãos do interior que participam da 21ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece até o dia 25 de janeiro, na antiga sede do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa.

“Queremos que eles tenham boas relações sociais, manter o corpo, cabeça e espírito sã e evitar o estresse no trabalho. As crocheterias, por exemplo, passam horas trabalhando e nem percebem a fadiga. Vamos levá-los a novas atividades, passeio pela Estação Ciência para conhecerem outras formas artísticas e referências”, comentou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia. As aulas ocorrem no período da manhã no ginásio Ronaldão com o mestre Ravi.

Os artesãos estão alojados no Ginásio “O Ronaldão”, no bairro do Cristo, e no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista (Cejube), no Colinas do Sul. Para manter a ordem e conservação no local foi formada uma Comissão dos Alojamentos. Os locais dispõem de toda a comodidade necessária para a boa hospedagem dos artesãos.

Novidades – O PAP também conseguiu almoço no Restaurante do Servidor do Estado para os artesãos alojados. No almoço são oferecidos salada, duas opções de carne, suco, dois tipos de arroz, macarrão e o feijão. Trabalham no restaurante 16 funcionários, incluindo duas nutricionistas. Parte das frutas e legumes é adquirida de produtores da agricultura familiar.

Depois do serviço de Ouvidoria implantado no Salão de Artesanato da Paraíba foi inaugurado recentemente o espaço “Achados e Perdidos”, que funciona na Coordenação do evento. Documentos e objetos pessoais deixados nos corredores serão encaminhados ao novo espaço e serão mantidos até o último dia do evento. No momento da retirada, o solicitante deve comprovar a titularidade do objeto.

Cartilha da Artesã e do Artesão Paraiban
o – Com o objetivo de facilitar a convivência nos dias úteis do evento, o Programa de Artesanato da Paraíba, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro e Sebrae, elaborou uma cartilha voltada para o artesão seguir e evitar problemas.

Na cartilha, o artesão encontra informações sobre a Paraíba, suas riquezas culturais, regulamentação, normas de alojamento, objetivos, organização, obrigações, proibições, fiscalizações e penalizações do Salão de Artesanato. Nas últimas páginas é possível fazer anotações sobre o controle de vendas, movimentação diária, valor das peças, quantidade de produtos comercializados e encomendas.

Atrações musicais – Na praça de alimentação existe um palco montado que tem recebido os artistas do forró pé de serra, repente, capoeira, côco, embolada, chorinho, arte circense e MPB.

Já se apresentaram o grupo circense Los Iranzi; o trio pé de serra infantil do projeto do músico Heráclito Dornelles Melo; Chorinho Chouriço; Jonas Neto Escurinho; Agudos do Forró Pé de Serra; Os repentistas Pedro e João Paulo; Afoxé Liberdade Negra e a Escola de Capoeira Afro Nagô do mestre Zunga.

A próxima atração será nesta sexta-feira (9), com Soledade e Eminervina. A dupla levará o seu talento na arte do repente e da embolada.

Serviço – O Salão funciona de segunda a sábado, no horário das 15h às 22h, e aos domingos das 15h às 21h. A visitação é gratuita. Mais informações através dos telefones (83) 3218-4060 / 8815-5009. Nas redes sociais facebook.com/artesanato.pb , artesanato.pb.gov.br ou através do email artesanato_pb@yahoo.com.br.