João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos seguem quinta para Fenearte, em Pernambuco

terça-feira, 28 de junho de 2011 - 12:00 - Fotos:  Ernane Gomes - Secom/PB

Artesãos de 35 associações cooperativas representarão a Paraíba na 12ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o dia 10 de julho, em Recife (PE). A feira, considerada a maior da América Latina nesse segmento, reúne artesãos de todo o Brasil e de mais 35 países.

“Vamos expor de tudo um pouco. Estamos levando um grupo que representa muito bem essa criatividade e capacidade de produção do nosso artesanato”, diz Ladjane Barbosa, gestora do Programa de Artesanato da Paraíba.

A delegação paraibana segue para Recife nesta quinta-feira (30) com o objetivo de deixar prontos os cinco estandes onde serão expostos os trabalhos, entre eles artigos em tecelagem, madeira, cerâmica, brinquedos populares e demais técnicas.

Governo do Estado e Sebrae atuam em parceria para garantir a participação dos artesãos nesse tipo de evento. É a equipe do Programa de Artesanato do Estado que se encarrega de toda organização, desde a mobilização da comitiva até a própria montagem dos estandes, traslados dos artesãos e assistência técnica.

A Fenearte terá mais de 800 espaços de exposição, ocupando uma área de 29 mil metros quadrados no Centro de Convenções de Pernambuco. Mais de 5 mil expositores mostrarão suas criações na feira.

Outros eventos – Ainda em julho, artesãos da Paraíba participarão de um Salão do Turismo em São Paulo. Em agosto, também em São Paulo, o artesanato da Paraíba estará presente noutro evento.

Salão em Campina – Entre os dias 9 e 26 deste mês, 800 artesãos participaram do 14º Salão de Artesanato Paraibano, realizado paralelamente ao “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande. Visitado por mais de 100 mil pessoas durante esses 15 dias de exposição, o salão gerou negócios da ordem de R$ 500 mil.