João Pessoa
Feed de Notícias

Artesãos paraibanos recebem capacitação de marketing da UnB

quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 11:58 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Aprender e repassar o conhecimento adquirido é a ideia da Capacitação Vivencial, promovida pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) no prédio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em João Pessoa. As atividades começaram na segunda-feira (23) e vão até o final da tarde desta sexta (27).

As oficinas multiplicadoras são ministradas por técnicos e artesãos de outros Estados que já passaram pelo mesmo seminário. O evento é coordenado em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB) e o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), e beneficia 35 artesãos.

Segundo a técnica da UNB, Juliana Guedes da Cruz, a Capacitação Vivencial trabalha questões de marketing, formação de preço e desenvolvimento da marca, em atividades teóricas e práticas. “A arte eles já têm porque são mestres nisso. Por isso, o curso objetiva ensiná-los a cuidar profissionalmente dos negócios, desenvolvendo o empreendedorismo”, explica.

As oficinas têm 40 horas/aula e ao final do curso os artesãos estarão qualificados sobre conhecimento administrativo, técnicas, estudo e tendências de mercado. Além disso, eles poderão se transformar em multiplicadores e ministrar oficinas para outros profissionais. A artesã France Lucas da Silva, que usa escama de peixe como matéria-prima para suas peças, aprovou a capacitação. “Estou aprendendo muito aqui. Fiquei surpresa ao saber como podemos economizar quando calculamos o custo dos materiais”, disse.

Nesta quarta-feira (25), a chefe de divisão do PAB, Cícera Rolim, prestigiou o evento e elogiou o Programa de Artesanato da Paraíba. “Sempre vi o artesanato paraibano como sinônimo de organização e empenho, além da qualidade notória das peças. Admiro a forma como os gestores e artesãos vestem a camisa do seu trabalho e sentem orgulho do que fazem”, enfatizou.

Mais de 5,8 mil artesãos são atendidos atualmente pelo Programa de Artesanato Paraibano, que é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e está vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde).